Marília

Saúde reforça alerta para vacinação contra gripe

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Marília divulgou um alerta esta semana. Passados 20 dias do início da campanha de vacinação contra a gripe, somente 36,93% das pessoas que fazem parte dos grupos de risco foram imunizadas na cidade.

Como já noticiado em primeira mão pelo Marília Notícia, em 2017 são três casos positivos para vírus A (H3N2) e um positivo para vírus A (não subtipado). Mais 11 suspeitam ainda aguardam os exames.

Durante o dia ‘D’, realizado neste sábado (13), todas as unidades de saúde estarão abertas das 08h às 17h para imunizar a população dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

As crianças são o grupo prioritário que segue menos protegido, com apenas 14,31% de cobertura na faixa etária acima de seis meses e abaixo de cinco anos.

Com base na estimativa populacional, ainda são aguardadas pelo menos mais 10.112 crianças nas unidades de saúde do município. Os números revelam o cenário da última quinta-feira (04).

A enfermeira Renata Plácido dos Santos, responsável pelo programa, lembra que a vacina é assegurada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), portanto, um direito de todos. Uma hipótese para baixa adesão pode ser o desconhecimento dos pais, apesar da ampla divulgação.

“A campanha contra a Influenza (gripe) começou no Brasil em 1999, na época apenas para os idosos. Com o tempo, foram adicionados outras faixas etárias e grupos da população. Por isso é importante que as pessoas em geral se informem a cada ano”, alerta a enfermeira. “Em 2017, por exemplo, a imunização abrange os profissionais de educação”, completa.

A enfermeira lembra ainda que, em uma família, pode haver diversas pessoas contempladas no grupo prioritário. Pela norma do Ministério da Saúde, são vacinados idosos (acima de 60 anos), gestantes, crianças menores de cinco anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias).

RESULTADOS 

A maior adesão é entre os idosos, com população estimada em 29.992 e cobertura de 44,45% (13.332 vacinas já aplicadas).

O segundo grupo com maior cobertura parcial é dos trabalhadores da Saúde. Das 8.407 pessoas aguardadas, 3.696 já estão protegidas (43,96%).

As gestantes registram adesão de 27,93%. A expectativa é imunizar 2.184, mas até o dia 04 de maio, apenas 610 haviam procurado as unidades de saúde em Marília. Já entre as puérperas, a cobertura é maior. Já comparecem 149 das 359 aguardadas (41,50%).

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

9 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

9 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

15 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

15 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

15 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

15 horas ago

This website uses cookies.