Alunos da EE Alcir Raineri, com os profissionais de Saúde da USF Primeiro de Maio e Nasf. (Foto: Divulgação)
Médico, enfermeira e psicóloga da rede pública, engajados na prevenção a doenças, foram parar em sala de aula na zona norte de Marília. As lições abordam temas como automedicação, valorização da vida, prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, entre outros. A interação aconteceu na Escola Estadual Alcir Raineri, no bairro Figueirinha.
O “aulão da saúde” faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola) e atraiu a atenção dos adolescentes. São assuntos que estão em evidência e já fazem parte das conversas dos jovens, mas nem sempre abordados corretamente em sites e redes sociais.
“Houve muita interação e envolvimento dos alunos com os temas abordados”, disse a enfermeira Simone Brandão Santos, que iniciou a apresentação com uma atividade que recebe o nome de “Dinâmica da balada”, para abordar o tema ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A psicóloga Juliana Cristina Pelisson Lazarini “arrematou” com o tema Sexualidade. O alvo, conforme explicou a profissional de saúde, é o fortalecimento da importância do “amor próprio”, respeito e valorização das relações.
Em seguida, o médico Adriano Van Winkel fez uma apresentação sobre os efeitos nocivos da automedicação e demonstrou como esse comportamento tem gerado graves problemas à saúde pública (coletividade) e sofrimento às pessoas.
A interação terminou com a abordagem da psicóloga Juliana sobre a prevenção ao suicídio, um tema que também está em evidência na atualidade. “Os temas surgiram depois que realizamos reuniões com a equipe da escola para o levantamento dos assuntos mais relevantes aos alunos”, explicou Juliana.
Participaram da ação as equipes da USF (Unidade Saúde da Família) Primeiro de Maio e do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família).
(Foto: Divulgação)
SAÚDE NA ESCOLA
O PSE foi instituído há 11 anos, em âmbito federal, por Decreto Presidencial. Nos municípios as ações são coordenadas pelas secretarias municipais de Saúde e Educação. A iniciativa parte do princípio que a escola é um espaço de relações favoráveis ao desenvolvimento do pensamento crítico.
A teoria é que a escola contribui para a construção de valores pessoais, conceitos e maneiras de conhecer o mundo, interferindo diretamente na produção social da saúde.
O programa prevê 12 ações, que vão da Saúde Bucal ao controle de vetores, passando por prevenção à obesidade, infecções sexualmente transmissíveis, saúde dos olhos, entre outros temas.
(Foto: Divulgação)
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.