Marília

Saúde inicia Campanha de Vacinação Contra o Sarampo para adultos

A Prefeitura de Marília, por meio da secretaria municipal da Saúde, reiterou a convocação para a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que começa segunda-feira, dia 18, em toda a rede básica. O público alvo são os adultos jovens, com idades entre 20 e 29 anos.

A campanha vai até o dia 30 deste mês (sábado), quando será realizado o “Dia D”, com a abertura especial das unidades, das 08h às 17h. É fundamental apresentar a caderneta de vacinação, para que os profissionais verifiquem a necessidade ou não da vacina.

Os municípios realizam a força-tarefa contra o sarampo desde o mês passado, sob a orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica.

A primeira etapa começou no dia 07 de outubro e foi até o dia 25, para crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos. Durante o período, 3.433 pessoas na faixa etária foram levadas às unidades de Saúde de Marília. Desse total, 561 (20%) foram vacinadas; as demais já possuíam as duas doses recomendadas.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pela Sala Central de Vacina de Marília, da Secretaria Municipal da Saúde, explica que o trabalho pode ser considerado uma “intensificação” do trabalho de rotina, com objetivo de aumentar a cobertura.

“Nesta fase nosso público-alvo são os adultos que têm entre 20 e 29 anos de idade, que ainda não receberam as duas doses necessárias. A vacina será aplicada mediante verificação da caderneta”, confirmou a enfermeira.

SURTO EM SP

Com intenso trânsito de pessoas, forte intercâmbio comercial, educacional e referência regional para mais de 100 municípios, Marília foi uma das cidades que registrou a reintrodução do vírus do sarampo em 2018.

Durante as ações de controle, anteriores à campanha, foram aplicadas mais de 15 mil doses da vacina, incluído a rotina (calendário vacinal), dose zero preconizada devido ao surto – indicada aos bebês entre seis meses e um ano – e nos diferentes bloqueios realizados após casos suspeitos ou confirmados da doença.

A Vigilância Epidemiológica do município conformou total de 18 casos de sarampo na cidade; outros 68 foram investigados, mas acabaram descartados em exame laboratorial.

Amanda Brandão

Recent Posts

Polícia faz ação em São Paulo contra agressores sexuais de crianças

A Polícia Civil de São Paulo está nas ruas na manhã desta quarta-feira (10) numa…

39 minutos ago

Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa…

1 hora ago

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%, apontam dados do IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

1 hora ago

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília

Máquinas estão trabalhando no local para resolver rompimento de adutora (Foto: Divulgação) As fortes chuvas…

2 horas ago

Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde

Papai Noel marcou presença na festa natalina das crianças em Tupã (Foto: Divulgação) Milhares de…

2 horas ago

SP-333 recebe obras de duplicação e novos dispositivos entre Guarantã e Pongaí

Duplicação integra o cronograma de investimentos previstos (Foto: Divulgação) A Entrevias Concessionária de Rodovias informou…

2 horas ago

This website uses cookies.