Parte da população do Damasco e Esplanada é convocada para vacinação contra sarampo (Foto: Arquivo)
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta quinta-feira, dia 8, orientações à população sobre a vacinação contra o sarampo. Em virtude do segundo caso confirmado na cidade, está sendo realizado bloqueio em varredura abrangendo parte da população residente no Jardim Damasco I e III e Esplanada, zona sul de Marília.
Foi divulgada relação com os nomes das ruas – ver abaixo. Para as outras regiões da cidade, a recomendação é manter a rotina do calendário vacinal.
A enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, explica que existem três situações na cidade.
A primeira é a recomendação geral, em que devem ser vacinadas crianças (1ª dose aos 12 meses e 2ª aos 15 meses), incluindo a orientação de conferência de caderneta de vacina de adultos até 29 anos (necessário ter duas doses) e a partir dos 30 anos de idade e também os nascidos a partir de 1960 (dose única).
A segunda situação vale para os casos suspeitos. Marília ainda investiga oito casos. São realizados bloqueios vacinais, abordando pessoas que tiveram contato com o paciente. São vacinadas as pessoas que nunca foram imunizadas contra o sarampo e estão na faixa etária indicada.
Já a terceira situação – que está acontecendo em partes do Damasco e Esplanada – é em relação a casos positivos. Após um caso confirmado da doença, o Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde delimita locais e um perímetro de segurança do local de residência (casa, escola, local de trabalho, realizando o chamado bloqueio em varredura. Trata-se da vacinação indiscriminada – em todas as pessoas, exceto gestantes, bebês abaixo de 6 meses e imunodeprimidos.
“Pedimos que essa informação seja repassada adequadamente, que as pessoas não entrem em pânico, não espalhem fakes e, na dúvida, conversem com um profissional de saúde da rede básica. Atualmente, em Marília, vacinação geral somente em parte do Damasco e Esplanada”, disse a enfermeira.
Abaixo a relação de ruas com bloqueio em arrastão
RUA DALVA DOS SANTOS FERNANDES
RUA ANTÔNIO FRANCISCO MARTINS
RUA NIVALDO SEVERO BARBOSA
RUA AUTA DAMIÃO DE OLIVEIRA
RUA VICENTE AUGUSTO DE MELLO
RUA SEBASTIÃO PIRES DOS SANTOS
RUA CARMEM FERNANDES DOS SANTOS
RUA OSWALDO GALLINA
RUA SEBASTIÃO INNOCENCIO DE OLIVEIRA
RUA SHOSTENES FEERREIRA XAVIER
RUA MARIA MOLICA
RUA RINALDO DE BAPTISTA
RUA GERALDO VERNASCHI
RUA LUIZ NETO
RUA LAURO ROTELLI, do número 9, 27 ao 127.
RUA ALBERTO MERINO
RUA ABRAHÃO MUSSI
RUA LUIZ NETO
RUA ALDO ROTELLI
RUA FRANCISCO FERNANDES FILHO
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.