Regional

Saúde e Educação de Pompeia se unem para ampliar vacinação

Serão administradas apenas vacinas contra a poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola (Foto: Divulgação)

O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) vai intensificar as campanhas de vacinação, com uma nova estratégia para a poliomielite e o sarampo.

A ação considera a baixa procura em território nacional e a necessidade de planejar, executar e avaliar medidas de prevenção e de controle do sarampo, com o objetivo de interromper a transmissão do vírus.

A intenção é ampliar a cobertura vacinal no município entre as crianças menores de cinco anos. A iniciativa consiste em levar às escolas municipais de ensino infantil, a dose dos imunizantes que previnem a paralisia dos membros inferiores e doenças como sarampo, caxumba e rubéola.

De acordo com o superintendente do DHS, Adalberto Bento, as equipes se instalarão em três unidades escolares, vacinando crianças que tenham entregado o termo de autorização assinado ou que estejam na presença dos responsáveis.

“As crianças que estejam sem esta vacina vão poder se imunizar de forma simples e prática”, explica Adriana Fernandes Parra, responsável pelo setor. A profissional afirma que somente serão aplicadas nas escolas as vacinas contra poliomielite e de sarampo, mediante à apresentação do termo assinado.

“As vacinas realizadas nas escolas serão apenas contra a poliomielite dada em gotas, e de sarampo, atendendo caxumba e rubéola. Somente crianças não vacinadas irão tomar os imunizantes, caso a autorização enviada aos pais se encontre assinada. Os dias desta imunização são 13 e 14 de abril. Os pais têm até o dia 30 de março [quinta-feira] para entregarem este termo assinado, caso autorizem a vacinação. Feito isso, as coordenações de cada unidade escolar irão comunicar e orientar os pais sobre os meios, destino e horários de imunização”, explica a enfermeira.

DIA D

Dia 15 de abril [sábado] será marcado como o Dia D, em especial, de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, atualizando as demais vacinas, caso seja necessário.

Na data alternativa, as USFs João Nascimento Telles, próxima a Santa Casa, Doutor Flávio Faria Jordão “Tufic”, Luiz Padilha de Oliveira “Postão” e Dr. Aldo de Oliveira Lino em Paulópolis, estarão abertas das 8h às 16h, sem fechamento ao meio-dia, para receber crianças menores de cinco anos.

Daniela Casale

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

4 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

5 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

9 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

9 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

9 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

10 horas ago

This website uses cookies.