A onda de frio prevista para atingir as regiões Sudeste e Centro-Oeste a partir desta sexta-feira (9) deve fazer a cidade de São Paulo ter recordes de frio neste fim de semana.
No domingo (11), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que a temperatura mínima na capital paulista caia para 4°C neste dia o órgão federal afirma que pode gear na cidade.
Assim, o frio no domingo pode se aproximar dos 3,5°C de 13 de junho de 2016, a menor marca recente anotada na estação meteorológica do Mirante de Santana, zona norte.
No sábado (10), a mínima prevista é de 8°C e se as previsões forem confirmadas, esse será o dia mais frio do ano.
A marca mais baixa de 2024 no município de São Paulo, de 10,4°C, foi registrada em 29 de maio, também na estação meteorológica do Mirante de Santana.
Neste inverno, a menor temperatura foi de 12°C nos dias 30 de junho e 1º e 23 de julho.
O declínio acentuado é provocado pela chegada de uma frente fria pelo litoral paulista, que muda o tempo na região metropolitana de São Paulo a partir desta sexta, provocando também chuvas e uma verdadeira reviravolta na marcação dos termômetros.
Nesta quinta-feira (8), por exemplo, a máxima na capital paulista chegou a 29,6°C, segundo marcação do
Inmet na zona norte da cidade. Foi o dia mais quente do inverno, contraste com a máxima de 21°C prevista para esta sexta (a mínima tende a ser de 12°C).
Essa onda de frio deve continuar ao menos até o meio da próxima semana, conforme previsão do Inmet.
Além de baixas temperaturas, a passagem da frente fria poderá provocar ressaca no mar até a noite de sábado. Alerta emitido pela Marinha diz que ondas com até 2,5 metros de altura devem ser formadas entre Ilhabela, no litoral norte paulista, e Macaé (RJ).
No Sul do país, a Climatempo afirma que o ar frio de origem polar deverá ser mais forte no centro-sul do país, com possibilidade de neve nesta sexta-feira nos pontos mais altos das serras Catarinense e Gaúcha.
AÇÕES CONTRA O FRIO
A estação Pedro 2º do metrô, no centro da cidade de São Paulo, será transformada em abrigo contra o frio, entre às 19h desta quinta-feira até às 8h do dia seguinte, com estrutura para acolhimento de até pessoas por noite. O mesmo esquema será repetido até terça-feira (13).
A estrutura conta com abrigo para pets de moradores de rua, e terá colchões, cobertores, banheiro, jantar e café da manhã.
A Prefeitura também deve espalhar tendas pela cidade para acolhimento de pessoas em situação de rua com distribuição de cobertores, sopa, bebidas quentes e acolhimento na rede socioassistencial .
*
PREVISÃO DO TEMPO
Dia – Mínima – Máxima – Chove
Sexta (9) – 12°C – 21°C – Pancadas de chuva e trovoadas à noite
Sábado (10) – 8°C – 16°C – Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Domingo (11) – 4°C* – 21ºC – Não
Segunda (12) – 7°C – 19°C – Não
*Chance de geada
Fonte: Inmet
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.