A Santa Casa de Marília realiza cerca de 37.200 sessões de hemodiálise por ano e se mantém como referência regional no tratamento de pacientes renais crônicos, segundo o hospital. O serviço atende moradores de 62 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS IX) e atualmente acompanha aproximadamente 260 pacientes em terapia renal substitutiva. A instituição dispõe de dois pavimentos exclusivos para as sessões.
O hospital informou ainda que realiza diálises agudas e crônicas em UTIs e no Pronto Saúde, além de diálise peritoneal. Mais de 90% dos atendimentos do setor ocorrem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente de Hemodiálise, Geni dos Santos Teles Silva, destacou a relevância do atendimento. “É um trabalho de extrema responsabilidade e comprometimento. A hemodiálise é essencial para a sobrevivência e qualidade de vida de pessoas que não têm mais a função renal. Nossa equipe é treinada para oferecer um atendimento técnico de excelência e com acolhimento”, afirmou.
Pacientes atendidos relatam o impacto do tratamento. Lucinda Francisca Ricardo Gomes de Azevedo, acompanhada pela Nefrologia há seis anos, disse que a rotina é intensa, mas necessária. “Fico quatro horas na máquina por dia, três vezes por semana. É cansativo, mas é isso que mantém minha saúde em dia, já que meus rins não funcionam mais”, relatou.
A Santa Casa conta atualmente com 63 máquinas e 56 pontos de hemodiálise, totalizando mais de 3.100 sessões mensais. Para ampliar o atendimento, o hospital desenvolve projeto para colocar em funcionamento um terceiro pavimento, o que permitirá aumentar a capacidade e atender novos pacientes. A implementação depende de parcerias e captação de recursos, estimados em R$ 1,5 milhão.
O superintendente Márcio Mielo afirmou que há lista de espera para hemodiálise. “A Santa Casa busca hoje qualificar ainda mais os atendimentos em nefrologia. Há uma lista de espera de pacientes para fazer hemodiálise visto que não há mais vagas para novos pacientes. Este aumento só será possível com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, visto que é necessário a reforma e ampliação de área física e o incremento de novos equipamentos. A solicitação já foi encaminhada ao gestor estadual. Esta ampliação permitirá o aumento de 16 cadeiras e consequentemente 64 novas vagas”, disse.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…
O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…
Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…
Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…
Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…
Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…
This website uses cookies.