A linha de smartphones premium Galaxy Note 10, da Samsung, cresceu e conta com dois modelos. O aparelho topo de linha agora vem em dois tamanhos distintos de tela – Note 10, com tela de 6,3 polegadas, e o Note 10+, com tela e 6,8 polegadas –, ambos com a conhecida caneta stylus integrada ao corpo do aparelho que é a marca registrada dessa linha de aparelhos. Testamos o modelo maior, o Note 10+.
Desde o ano passado, a linha Note tem se mostrado quase irmã, com alguns aprimoramentos, da outra família de smartphones da Samsung, a Galaxy S. As configurações do Note 10+ são muito parecidas com as do Galaxy S10+, lançado em março no Brasil.
No modelo avaliado pelo Link, o smartphone veio com processador Samsung Exynos 9825 de 2,7 GHz, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento interno (expansível com entrada para cartões microSD de até 1 terabyte), com desempenho rápido e sem travar. O preço sugerido do modelo avaliado é de R$ 5.999.
Tela e design
O Galaxy Note 10+ se difere da maioria dos smartphones grandes atuais por trazer uma grande área de visualização de tela, quase sem bordas, em um corpo relativamente compacto – a tela é chamada de “display cinematográfico” pela fabricante. O modelo, com sua tela de 6,8 polegadas, mede 162.3 x 77.2 x 7.9 mm, um pouco maior que o Note 9 lançado ano passado. Vale notar que o o Note 9 tem uma tela de 6,4 polegadas e mede 161,9 x 76,4 x 8,8 mm.
A tela conta com uma câmera frontal centralizada na parte superior da tela, que causa pouca intromissão no uso cotidiano, mas ainda é algo que chama a atenção ao pegar o telefone pela primeira vez. Além disso, o Galaxy Note 10+ conta com um leitor de impressões digitais integrado à tela, como no Galaxy S10. A única diferença é que agora a Samsung posicionou o leitor para uma região um pouco mais acima da tela, deixando um pouco mais fácil de usar.
O acabamento traseiro em metal também é digno de destaque e se integra muito bem com o vidro dianteiro. O Galaxy Note 10+ tem versões em preto, branco e na nova cor chamada Aura Glow, que é o cruzamento de um espelho com a parte traseira de um CD ou DVD. Dependendo da luz ambiente, o Aura Glow mostra distintas cores, dando um efeito muito bonito. De qualquer modo, a Samsung mandou o Note 10+ com uma película protetora instalada na tela e o produto vem com uma capinha de silicone na caixa.
A caneta S Pen
Desde o Galaxy Note 9, a Samsung vem aprimorando a caneta S Pen integrada ao smartphone. Agora, além de permitir usar a caneta como controle remoto para selfies, a S Pen permite usar gestos no ar (como uma varinha mágica) para controlar o aparelho.
Pausar vídeos, alterar o ângulo da câmera, navegar entre músicas ou fotos – tudo isso sem tocar a tela, apenas movendo a S Pen. São truques interessantes, mas que precisam de um breve aprendizado por parte do consumidor. Tem um lado divertido também, que permite usar a câmera do aparelho e a S Pen para marcar rostos e criar vídeos em realidade aumentada com desenhos na tela.
Mas a S Pen tem outros truques ligados a produtividade, que é um dos pontos-chave dos Galaxy Note, como a capacidade de transformar texto escrito na tela em “texto legível”. Funciona, mas também precisa de um pouco de treino para o sistema entender sua letra (no caso do testador, foi um pouco complicado pela letra ruim).
As câmeras
As câmeras da família Galaxy S são iguais às da linha Galaxy Note. Como no Galaxy S10+, o Note 10+ traz duas câmeras frontais e três câmeras traseiras. Apesar das especificações técnicas serem as mesmas – câmera principal com 12 megapixels de resolução com estabilização óptica de imagem e abertura dupla de lente (f 1.5 e 2.4), uma lente grande angular (16 megapixels) e um zoom óptico, também com 12 megapixels – o Note 10+ traz melhorias em comparação ao outro smartphone topo de linha da Samsung.
A primeira é um aprimoramento no modo noturno da câmera, que traz um excelente desempenho em situações de luz ruim, tanto com a câmera principal como com a grande angular. As fotos em modo retrato seguem excelentes, e agora dá para tirar selfies com o fundo desfocado e fazer vídeos assim, com o “bokeh” (nome dado ao desfoque) ajustável. Outro recurso curioso é o chamado “zoom de áudio”, onde é possível destacar um som específico ao gravar um vídeo. A Apple anunciou algo similar nos novos iPhone 11.
Bateria e outros destaques
A bateria de 4.300 mAH do Galaxy Note 10+ permite usar o aparelho por um dia todo. Nos testes, chegamos a 11h de uso intenso (redes sociais, e-mails, ligações, WhatsApp) para atingir 19% de capacidade. De qualquer modo, o Note 10+ vem com um carregador rápido de 25W na caixa – e a Samsung vende como opcional um adaptador de 45W, que promete maior velocidade na recarga da bateria.
Uma ausência notada é a conexão para fones de ouvido padrão 3,5 mm no Galaxy Note 10+. Desse modo, a Samsung segue a tendência já adotada por outros fabricantes (como Apple e Huawei) de abolir os fones 3,5 mm. Na caixa do produto vem um fone USB-C – que tem ótimo som, mas sofre de um problema que nem sempre o fabricante pensa: o fio dos fones tende a enrolar ao colocar/tirar o telefone do bolso (com fones 3,5 mm, basta girar o conector e desenrola; no USB-C, é preciso desconectar e conectar novamente. Ou usar fones Bluetooth).
Finalmente, o Note 10+ traz um novo modo DeX de produtividade. Ao conectar o smartphone a uma tela/TV (nesse caso, é preciso ter um teclado externo) ou a um computador (usando um aplicativo específico), a integração permite trocar arquivos do Note 10 com o PC ou Mac, responder mensagens e até atender chamadas direto do computador.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.