????????????????????????????????????
Exame para confirmar Covid-19 é feito somente em laboratório; Adolfo Lutz é referência (Foto: Agência Brasil/EBC)
Marília tem hospitais, unidades de Pronto Atendimento, rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e rede particular preparadas para receber pacientes com sintomas do novo coronavírus (Covid-19).
A afirmação é da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, que garantiu estar acompanhando o plano de ação das instituições locais, para eventual surto da doença na cidade. A região tem dois casos suspeitos sob monitoramento – Assis e Ourinhos.
Dados oficiais do órgão apontam que não foi aberto nenhum protocolo de suspeita da doença na cidade, diferente de Garça (35 quilômetros de distância de Marília), que já investigou e descartou dois casos de Covid-19.
Onde buscar ajuda
A enfermeira especialista Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica na cidade, afirma que a população que tiver necessidade de atendimento pelo SUS contará com duas “portas de entrada”.
Enfermeira Alessandra Arrigoni, supervisora da Vigilância Epidemiológica, diz que sarampo ajudou a capacitar a rede (Foto: Divulgação/PMM)
“As pessoas com sintomas brandos podem ser atendidas na unidade de saúde mais perto de sua casa. Já quem tiver uma condição de saúde mais severa, será acolhido em duas referências, a Unidade de Pronto Atendimento da zona Norte e o Pronto Atendimento da zona Sul”, explica.
Quando houver necessidade de internações pelo SUS, as instituições que receberão pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 serão o Hospital das Clínicas e também o Hospital Beneficente Unimar (HBU).
Novo Coronavírus (Ilustração)
“Um grande teste para nós foi o surto de sarampo do ano passado. Só para as pessoas terem noção, a transmissibilidade do sarampo é muito maior, de um paciente positivo para 17 pessoas. Já o Covid-19 é de um para dois”, disse.
A enfermeira diz que não existe teste rápido para o novo coronavírus. Somente o exame da Proteína C Reativa (PCR), feito no laboratório Adolfo Lutz, estão sendo considerados válidos para confirmação no Estado de São Paulo.
Rede privada
O protocolo do Ministério da Saúde, que segue diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) tornou obrigatório que hospitais, clínicas e unidades de Pronto Atendimento também da rede privada notifiquem casos suspeitos do novo vírus.
A supervisora da Vigilância afirma que o procedimento é o mesmo do SUS. “Se o paciente estiver com sintomas brandos, vai ser liberado para se recuperar em casa. Se for uma situação com agravo, ele poderá ser internado”, afirma.
Divulgação
Pânico desnecessário
Por dia, a Secretaria Municipal da Saúde tem atendido dezenas de pessoas – de orientações telefônicas a atendimento em unidades de saúde – para tirar dúvidas sobre o coronavírus.
A enfermeira afirma que ainda está sendo investigada, no Brasil, a chamada transmissão comunitária, que não depende de vínculo epidemiológico com pessoa que esteve em países em surto ou em contato com paciente que se contaminou fora do país.
“Ainda é uma suspeita que essa circulação possa ter começado em São Paulo. Mas, pelo que sabemos, as pessoas positivas tiveram vínculo epidemiológico”, explica.
Ela afirma que a chance de haver uma pessoa com Covid-19 em Marília, que não teve contato nenhum com pessoas que estiveram no exterior, é praticamente nula.
“Algumas pessoas com quadro gripal estão entrando em pânico, desnecessariamente. Isso é um problema, porque há muita desinformação”, disse Arrigoni.
Divulgação
Precauções
Embora Marília não tenha um aeroporto internacional, a cidade tem muitas pessoas que viajam com frequência e para destinos diversos, incluindo o exterior. Por isso, segundo a enfermeira, a “etiqueta de higiene” é fundamental.
“É importante higienizar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel sempre que possível, evitar o compartilhamento de objetos e, ao tossir ou espirar, utilizar o antebraço para conter gotículas,” ensina.
Casos suspeitos
Apenas duas cidades da região de Marília estão monitorando casos suspeitos de coronavírus. Outras já descartaram as suspeitas e ainda não há nenhum caso confirmado.
Assis
A Secretária de Saúde de Assis (distante 75 quilômetros de Marília) monitora um jovem, que não teve a idade divulgada, e voltou da França chegando em São Paulo no dia 7 de março.
O paciente apresentou sintomas leves e procurou um pronto atendimento da rede particular do município. Ele passou por exames que foram encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz. O resultado ainda não saiu.
Ourinhos
A Prefeitura de Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília) monitora uma criança de um ano e cinco meses com suspeita de coronavírus, que foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na última quinta-feira (5).
A criança foi liberada após avaliação médica. Ela chegou da Inglaterra, onde já havia sido submetida a um exame de sangue, onde foi descartada a possibilidade de se tratar de um caso de coronavírus.
Apesar disso, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, foi encaminhado material para exame laboratorial da paciente e de duas irmãs.
A equipe de saúde recomendou que as três crianças fiquem em casa até que a suspeita seja descartada definitivamente.
Lins
A Prefeitura de Lins (distante 73 quilômetros de Marília) realizou uma coletiva na manhã desta quinta-feira (12) e comunicou que não há caso suspeito de coronavírus na cidade.
A informação circulou pelo município nesta quarta-feira (11) e a Secretária da Saúde esclareceu que há uma paciente internada na Santa Casa com sintomas respiratórios, porém ela não atende o protocolo do Ministério da Saúde para caso suspeito.
Bauru
A Secretaria da Saúde de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília) descartou nesta quarta-feira (11) os três casos suspeitos que estavam sendo monitorados.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.