Marília

Saiba como foi a produtividade de cada vereador até agora em 2018

As sessões ordinárias da Câmara de Marília voltam nesta segunda-feira (6) após o período de recesso parlamentar e o Marília Notícia organizou os dados sobre a produção de cada um dos vereadores desde o começo do ano.

Os dados são quantitativos – ou seja, baseados em quantidade e não qualidade. Foram catalogados os números de projetos, requerimentos e indicações de cada um dos 13 parlamentares municipais.

Os projetos englobam tanto projetos de lei, de lei complementar, resolução entre outros – uma das principais atividades dos vereadores, além de fiscalizar a administração municipal, claro.

Tradicionalmente os projetos são apresentados em menor quantidade do que os requerimentos e indicações. Nos infográficos elaborados pelo MN eles receberam peso 10, apenas para melhor visualização dos dados.

Já as indicações são utilizadas como sugestões de áreas da cidade que precisam de certos serviços públicos, como poda de árvores e manutenção do asfalto.

Os requerimentos são ferramentas oficiais para exigir respostas do município, informações públicas que não são facilmente acessíveis e também reivindicar demandas populares.

Requerimento também são aplicados em larga medida para destinar algum tipo de benefício para os redutos eleitorais dos vereadores.

Outra possibilidade são os amplamente utilizados votos de pesar e congratulações que aparecem entre os requerimentos.

É possível saber exatamente em detalhes quais foram as proposituras de cada vereador. Basta clicar aqui e depois no parlamentar desejado. Em seguida, o levantamento pode ser obtido em “proposições”.

O presidente da Câmara, delegado Wilson Damasceno (PSDB), é o campeão de projetos apresentados, com 14 proposituras. Já quem menos apresentou projetos em 2018 foi o vereador Mário Coraíni, apenas três.

Já quem mais fez requerimentos foi o líder do governo na Câmara, vereador Marcos Rezende (PSD), com 136. A menor quantidade de requerimentos foi apresentada por João do Bar (PHS).

No caso das indicações, porém, João do Bar empata dom Damasceno na dianteira com 132 cada. José Luiz Queiroz (PSDB) foi quem menos apresentou indicações.

O MN detalha a produção de cada parlamentar em tabela e infográfico publicados abaixo.

 

(Fonte: Câmara de Marília – Produção: Leonardo Moreno)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Prefeitura interdita Ponte do Prata em Avencas após danos causados por chuvas

Ponte do Prata é interditada em Avencas após danos estruturais causados pela chuva; Prefeitura de…

4 horas ago

Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário

Cooperação prevê a validação de equipamentos e a capacitação de alunos e profissionais (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

PM apreende porções de cocaína e maconha com dupla em Marília

Entorpecentes, dinheiro e celulares apreendidos com dupla na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) Uma…

5 horas ago

Parlamentares avançam em conquistas para a Saúde de Marília

Durante o encontro, o governador Tarcísio destacou para o vereador Burcão e deputada Dani Alonso…

5 horas ago

Troca de advogado de Vorcaro sinaliza possível delação premiada

José Luis Oliveira é um dos criminalistas mais conhecido do país (Foto: Divulgação/ Fabio Rodrigues…

5 horas ago

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas sobre Erika Hilton

Deputada que se apresenta como mulher trans foi eleita para presidir Comissão de Defesa dos…

6 horas ago

This website uses cookies.