Categories: Marília

“Saí da UTI e agora sou caloura de medicina”, diz jovem de Marília

Bella Mendonça vai cursar medicina depois de enfrentar diversas internações (Foto: Arquivo Pessoal)

Bella Mendonça, 19 anos, se prepara para começar a cursar medicina na Universidade de Marília (Unimar), na cidade onde ela nasceu, cresceu e vive até hoje.

A profissão na área da saúde é muito mais do que um sonho para ela, que vive com uma rara doença crônica. É quase uma missão.

A jovem, que já foi internada em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) diversas vezes, também acaba de estrear como youtuber – para ver o canal, [clique aqui] – e a mensagem que ela passa é de inspiração para outras pessoas. “É possível ser feliz mesmo convivendo com a dor”, afirma.

E ela entende do assunto, já que sente dores ininterruptas em suas pernas, além de possuir fraqueza muscular acentuada e dificuldade de locomoção.

(Foto: Arquivo Pessoal)

“Tenho uma neuropatia rara. Subir e descer escadas, por exemplo, é muito difícil. Eventualmente fico sem fôlego, tenho crises, o coração dispara e preciso de oxigênio. Muitas vezes acabo sendo internada”, detalha. O nome da doença é Polirradiculoneurite crônica e o diagnóstico só saiu em outubro de 2019.

Desde criança ela já sonhava em cursar medicina, mas ao terminar o ensino médio chegou a cursar Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Londrina (PR) durante um ano e meio. Por problemas de saúde, ela precisou abandonar o curso.

As internações e cuidados hospitalares que Bella vem necessitando desde 2015, quando surgiram os primeiros sintomas de sua doença, voltaram a acender o velho desejo de cuidar da saúde de outras pessoas.

“Quero me dedicar de forma muito humana aos meus pacientes”, conta a jovem que diz ser muito bem tratada quando precisa de internação, mas reconhece que nem todas as pessoas recebem a mesma atenção em muitas unidades de saúde.

(Foto: Arquivo Pessoal)

“A medicina pode ser muito fria e as pessoas, quando vão passar por uma cirurgia ou procedimento médico, sentem medo, estão fragilizadas e merecem ser tratadas com toda a atenção e carinho”, diz.

Em seu primeiro vídeo publicado no YouTube, onde conta um pouco sobre sua condição e modo de enxergar a vida – cheia de otimismo – Bella recorda de um enfermeiro que aprendeu a cantar sua música favorita só para alegrá-la durante uma de suas internações.

Além de contar casos como esse, no vídeo ela também aproveita para inspirar outras pessoas. “A dor e a felicidade andam juntas, tanto minha dor física, quanto a emocional”, afirma a jovem. “Amem a vida, todo mundo merece amar a vida”.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

10 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

12 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

12 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

12 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

14 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

15 horas ago

This website uses cookies.