Médicos do Hospital John Radcliffe, em Oxford, na Inglaterra, usaram pela primeira vez um robô para fazer uma operação dentro do globo ocular de um paciente, que teve a visão recuperada.
O pároco Bill Beaver, 70 anos, foi diagnosticado em junho com uma membrana crescendo na parte de trás do seu olho direito. A pressão criou um furo na sua retina, o que prejudicou visão central.
Com a membrana, Beaver não conseguia, por exemplo, ler um livro, já que só enxergava nas extremidades do olho. O resultado da operação com o robô foi um sucesso: ele teve a visão central recuperada.
“Tenho tanta sorte de ser o primeiro a passar por isso”, afirmou à BBC.
Agora, os cirurgiões esperam que o procedimento abra caminho para cirurgias oculares mais complexas do que atualmente é possível apenas com as mãos.
O robô foi controlado por um controle em que os grandes movimentos feitos pelos médicos resultam em pequenas intervenções da máquina. Isso garante a delicadeza do processo.
“Operar na região da parte de trás dos olhos requer muita precisão, e o desafio foi criar um sistema robótico que fizesse isso através de um orifício minúsculo na parede ocular sem causar danos enquanto se move”, disse à BBC o professor Robert MacLaren, da Universidade de Oxford, que liderou a pesquisa.
Fonte: Yahoo
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.