Marília

Rizzo entra na mira dos políticos após ser alvo de centenas de queixas

Empresa é alvo de constantes reclamações (Foto: Arquivo)

A população de Marília e parte dos vereadores começaram a apertar o cerco contra a Rizzo Parking, responsável pela gestão da Zona Azul em Marília. A empresa é alvo de constantes queixas relacionadas ao sistema de pagamento por parte dos motoristas que utilizam o estacionamento rotativo.

No próximo dia 9 de março deve acontecer na Câmara Municipal uma audiência pública sobre a empresa. O pedido partiu do vereador Rogerinho (PP).

Segundo o parlamentar, não só ele como outros vereadores têm recebido constantes queixas.

“Já teve caso de cobrança de uma multa de R$ 20. A gente não sabe porque essa empresa tem esse poder de autuação. Depois, se não pagar, vem outra multa de R$ 189. Muita reclamação sobre os totens que não funcionam. A população reclama que não acha um funcionário para retirar o ticket quando não consegue efetuar pelo aplicativo, via celular”, conta Rogerinho.

O vereador afirma que solicitou para a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) o contrato com a Rizzo para saber o que a empresa pode realmente executar no município.

Outro ponto questionado pelo vereador diz respeito à rotatividade nas vagas, tanto para carros quanto para motos.

“A pessoa está no médico, no dentista, no Centro, dá duas horas – se não consegue tirar o veículo – é autuada. Motos não pagam Zona Azul, mas têm que ficar mudando de lugar de hora em hora. Isso não tem lógica”, pontua.

De acordo com Rogerinho, para a audiência pública, foi solicitada a presença do diretor da Rizzo Parking, do presidente da Emdurb, do comando da Polícia Militar, OAB, Matra, comerciantes, do sindicato do comércio, Ministério Público e próprio prefeito Daniel Alonso (PSDB).

“Já fiz um levantamento, várias cidades que eles [Rizzo] operaram houve problemas e tiveram que sair. Nós vamos levantar tudo, todos os dados e – se for o caso – enviar tudo ao Ministério Público e pedir uma ação civil pública”, diz Rogerinho.

O Marília Notícia por diversas vezes já mostrou denúncias e reclamações de usuários sobre o serviço prestado pela Rizzo Parking.

POPULAÇÃO

Nas redes sociais é possível encontrar diversos relatos de usuários insatisfeitos com a empresa.

“Só precisa cumprir as regras, vocês estão autuando os carros dentro dos 15 minutos de direito do tempo sem precisar por cartelas, sejam honestos e profissionais, a população agradece”, diz um morador.

“Minha filha parou em frente ao Mercantil para eu descer e a garota que estava na calçada acionou o tempo e minha filha saiu para ir embora. Verificou o saldo e a garota tinha ligado o dispositivo de estacionamento”, diz outra.

“Cobraram estacionamento dos meus créditos sem minha autorização”, afirma uma terceira.

Audiência sobre a Rizzo Parking acontece no início de março (Foto: Arquivo)

SINDICÂNCIA

O presidente do Poder Legislativo de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), já havia solicitado em novembro de 2021 – por meio de requerimento – a abertura de uma sindicância para investigação de supostas irregularidades e abusos cometidos por parte da Rizzo.

A Emdurb publicou, no início de janeiro, no Diário Oficial do Município de Marília (Domm), a abertura de procedimento fiscalizatório referente aos serviços da Zona Azul na cidade.

O processo foi aberto ao levar em consideração supostas irregularidades apontadas em requerimentos da Câmara Municipal, protocolos da Prefeitura e Ouvidoria.

OUTRO LADO

O site pediu um posicionamento para a Prefeitura de Marília, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

A empresa Rizzo Parking afirmou que “teremos nossa equipe transparecendo tudo [na audiência pública]. Estamos totalmente abertos a qualquer questionamento. E as reclamações que forem indagadas com provas serão respondidas com provas, tranquilamente.”

Daniela Casale

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

14 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

14 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

14 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

14 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

22 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.