Marília

‘Renúncia da presidência não é cogitada’, diz assessoria

Expectativa agora na Câmara de Marília é pela volta do presidente licenciado Marcos Rezende (PSD). O parlamentar tem prazo até o próximo dia 22 [domingo] para a retomada das atividades, sem que o Legislativo precise dar posse ao suplente da cadeira.

O vereador está em reabilitação após caso grave de Covid-19. Foram quase dois meses de internação, entre Marília e São Paulo.

Entre os assessores e outros vereadores, a expectativa é que o presidente titular reassuma o cargo e as funções à frente da Casa nos próximos dez dias. A sessão desta próxima segunda-feira (16) – a julgar pelo prazo – seria a última em que Rezende ainda pode estar afastado.

Além de um interlocutor político que consegue dialogar com praticamente todos, o que permitiu segundo mandato consecutivo à frente da mesa diretora, Rezende é considerado um mediador capaz de estreitar relações entre os poderes Legislativo e Executivo, principalmente, durante as crises.

Em respeito à família e a necessidade de repouso, políticos relatam que não têm feito visitas, mas enviado mensagens de apoio e motivação. O presidente licenciado está se submetendo à fisioterapia para tratar sequelas provocadas pela doença.

A rede social de Rezende tem se movimentado com mensagens de datas comemorativas, além de repostagens de atividades políticas e eventos. Recentemente, o parlamentar falou ao Marília Notícia com exclusividade sobre a reabilitação.

“Sobre o meu retorno à Câmara, analiso esta possibilidade como uma conquista que almejamos com muito esforço ao longo dos últimos meses. Espero retomar ao meu mandato com bons projetos, mais ideias para o Legislativo e acatando sugestões da comunidade”, escreveu.

Sobre o drama vivido com a Covid-19, o presidente da Câmara diz ter vencido. “Com maior alegria aos meus eleitores e população de Marília, afirmo que superei este desafio e esta luta árdua em minha vida”.

RENÚNCIA À PRESIDÊNCIA

A assessoria do parlamentar disse que a renúncia do cargo de presidente – com retomada das atividades de forma remota, somente como vereador – “não é cogitada”. Porém, nos bastidores políticos há incertezas sobre a volta plena de Rezende na direção da Câmara, com todas as exigências do cargo, já neste semestre.

Conforme o Regimento Interno da Casa, nada impede que ele continue presidente licenciado e que o suplente (Marcelo Macedo – PSD) tome posse. Quando regressar, o vereador pode reassumir todas as funções normalmente.

Porém, não é possível que o chefe do Legislativo presida a Câmara sem participar presencialmente da rotina. A única possibilidade de eleição excepcional da mesa diretora seria a renúncia de Rezende, caso o vereador opte por reassumir seu mandato e participar de sessões remotas, o que, segundo a assessoria, sequer é cogitado.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

21 minutos ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

28 minutos ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

37 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

1 hora ago

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

1 hora ago

Turismo e lazer têm pacote de R$ 16,8 milhões em orçamento extra

Projetos incluem mirante e propõem transformar a região em complexo turístico (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A…

2 horas ago

This website uses cookies.