Diretoria de Ensino da Região de Marília conta com 96 estudantes no programa Beem (Foto: Arquivo/MN)
A região de Marília conta com 96 estudantes do ensino médio integrando o Programa Bolsa Estágio do Ensino Médio (Beem), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os alunos, de cinco cidades pertencentes à Diretoria de Ensino de Marília, recebem bolsas do Governo para estagiar em empresas privadas e secretarias municipais.
Marília lidera em número de participantes, com 50 estudantes contratados. Em seguida aparecem Alvinlândia (16), Vera Cruz (15), Álvaro de Carvalho (oito) e Echaporã (sete). Em termos percentuais, Marília responde por 52,08% dos bolsistas na região; Alvinlândia, 16,67%; Vera Cruz, 15,63%; Álvaro de Carvalho, 8,33%; e Echaporã, 7,29%.
O Beem é voltado a alunos da 2ª ou 3ª série do itinerário de formação técnica e profissional do ensino médio em escolas estaduais. Para participar, é necessário ter frequência escolar igual ou superior a 85% e ter realizado o Provão Paulista, por meio do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
Na Diretoria de Ensino de Marília, três empresas estão cadastradas como contratantes, além das secretarias municipais das prefeituras, que também acolhem estagiários.
Os estudantes cumprem jornada de até quatro horas diárias (20 horas semanais), podendo atuar até seis dias por semana, exceto domingos e feriados. Durante o estágio, têm acesso a cursos gratuitos de capacitação profissional, que complementam a formação técnica.
Nesta primeira edição do Beem, as bolsas são custeadas pelo Governo do Estado nos primeiros seis meses, com valores entre R$ 422,03 e R$ 851,46, conforme o curso e a carga horária. Após esse período, as empresas podem optar por manter os estudantes como estagiários, assumindo o pagamento da bolsa, ou contratá-los como Jovem Aprendiz ou por meio da CLT.
O programa tem como objetivo proporcionar experiência prática aos alunos e facilitar a inserção no mercado de trabalho ainda durante o ensino médio. Mais informações estão disponíveis no beem.sp.gov.br.
Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…
Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…
Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…
Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…
Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…
Fonte Massamitsu Homma, alvo de manutenção (Foto: Divulgação) A RIC Ambiental realizou, nesta quarta-feira (28),…
This website uses cookies.