Os foliões que pretendem aproveitar o Carnaval de 2025 em Marília e região devem se preparar para um calor intenso. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e alerta da Defesa Civil de São Paulo, uma massa de ar quente predomina sobre o Estado, elevando as temperaturas a patamares extremos, especialmente no interior paulista.
Em Marília, as máximas podem atingir os 37°C durante o período carnavalesco, com sensação térmica ainda maior.
O Inmet emitiu um alerta laranja de onda de calor, válido até o dia 5 de março, indicando temperaturas pelo menos 5°C acima da média por um período de três a cinco dias consecutivos. A situação representa risco à saúde, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Previsão do tempo para Marília nos próximos dias
CALOR NO INTERIOR
Além de Marília, outras cidades do interior também enfrentarão temperaturas elevadas no período. Em Presidente Prudente, os termômetros devem atingir 37°C.
Regiões como Bauru, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Sorocaba e Campinas podem registrar máximas de 35°C, enquanto cidades como Ribeirão Preto, Barretos e Franca devem ficar na casa dos 34°C. Na capital paulista, a previsão é de 33°C.
RECOMENDAÇÕES
O diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, Matheus Roncato, alerta para a importância de medidas preventivas diante da intensa onda de calor. “A principal orientação é manter a hidratação constante, usar filtro solar, roupas leves e evitar a prática de atividades físicas entre 10h e 16h, quando a temperatura atinge seus picos”, destaca.
A Defesa Civil recomenda que a população também busque locais ventilados e frescos para evitar complicações decorrentes do calor excessivo. Além disso, a ingestão de alimentos leves e ricos em água, como frutas e vegetais, pode ajudar a minimizar os impactos das altas temperaturas.
CHUVAS FORTES
Apesar do calor predominante, o monitoramento meteorológico indica a possibilidade de chuvas intensas e tempestades isoladas durante o Carnaval. Essas pancadas de chuva podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e até mesmo queda de granizo em pontos específicos do estado.
A Defesa Civil reforça que o monitoramento das condições climáticas será constante durante o feriado e que os cidadãos podem receber alertas diretamente no celular via SMS. Para isso, basta enviar o CEP da localidade para o número 40199.
Com o calor extremo e possibilidade de tempestades, a recomendação é que os foliões redobrem os cuidados e fiquem atentos aos comunicados oficiais para um Carnaval mais seguro e tranquilo.
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
Não bastasse o calor, o Carnaval pode esquentar ainda mais a disposição de foliões para relacionamentos rápidos. Nestes casos, é importante estar atento aos riscos de contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Entre as mais comuns estão a gonorreia, as hepatites virais, o HIV, o HPV e a sífilis. Estas doenças são provocadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos no contato íntimo direto entre as pessoas.
Por isso, a importância do uso de preservativos, de estar com a vacina contra a hepatite em dia, a testagem regular para HIV e outras ISTs, a realização de exame preventivo de câncer de colo do útero e a moderação no consumo do álcool.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.