Marília

Rede municipal mantém nota do Ideb estável, mas bate meta

Nota da rede municipal (Imagem: Reprodução)

Pela primeira vez desde 2011, a nota da rede municipal de educação ficou estável – ou seja, não aumentou nem diminuiu entre uma edição e outra do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A nota referente aos municípios é divulgada a cada dois anos e o desempenho obtido em 2019 acaba de ser disponibilizado para consulta. Os dados foram abertos nesta terça-feira (15).

No caso do município são avaliadas apenas as notas tiradas pelos alunos da 4ª série (5º ano) no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

No ano passado a nota de Marília foi 7,2. É a mesma pontuação obtida em 2017, a versão anterior do levantamento.

Apesar de não ter sido registrada melhoria no Ideb local, a nota obtida em 2019 foi suficiente para bater a meta daquele ano, fixada em 7,0.

Na realidade, a nota de 7,2 é equivalente à meta de 2021 para a rede municipal de ensino.  De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Ideb, no início da série histórica, em 2005, a nota local foi de 5,4.

Desde então, o Ideb das escolas municipais aumentou em média 1,8 pontos. Em nenhuma edição, as escolas da Prefeitura de Marília ficaram abaixo da meta estipulada, nem houve queda na nota.

Estado

(Imagem: Reprodução)

Diferente da rede municipal, em 2019 as notas dos alunos da rede estadual que estão na 4ª série (5º ano) caíram pela primeira vez, de 7,4 em 2017 para 7,2. Mesmo assim, a meta para o ano passado – que era de 7,1 – foi batida.

No caso da rede estadual também são avaliadas as notas do Ideb referentes à 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental e ao 3º ano do Ensino Médio – que não são oferecidos pelo município, cuja rede é voltada para o ensino infantil.

(Imagem: Reprodução)

No caso da rede estadual, a nota dos alunos da 8ª série (9º ano) ficou mais uma vez abaixo da meta – o que vem ocorrendo desde 2011.

Neste caso, o desafio era atingir a nota 6,0, mas o que se obteve foi uma nota 5,4. Ao menos houve avanço considerável em comparação com 2017, quando a nota foi 5,0.

No caso do 3º ano do Ensino Médio, a nota da rede estadual de Marília conseguiu bater a meta que era de 4,5 – exatamente a pontuação obtida. Em 2017 a nota local foi 4,0 – naquele ano não havia meta para está série.

(Imagem: Divulgação)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

39 minutos ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

50 minutos ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

59 minutos ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

1 hora ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

2 horas ago

Estado rejeita novo recurso e mantém licitação do AME Marília

Construção do AME Marília pode começar até o fim deste trimestre, segundo a Saúde (Imagem:…

2 horas ago

This website uses cookies.