Política

Aceleração de casos da covid-19 no Brasil preocupa EUA

O governo americano observa o crescimento no número de casos de coronavírus no Brasil e não descarta a possibilidade de restringir os voos do País que chegam aos EUA. Um funcionário do alto escalão do Departamento de Segurança Interna disse nesta segunda-feira, 23, que a força-tarefa contra a pandemia reavalia diariamente a necessidade de novas restrições e, ao falar sobre a América Latina, mencionou especificamente o Brasil como o país que mais preocupa.

Segundo o funcionário, há uma preocupação com a “rápida aceleração” da contaminação em países como Brasil, que tem hoje mais de 1,5 mil casos confirmados. Todos os dias, a força-tarefa liderada pelo vice-presidente americano, Mike Pence, revê os dados globais e analisa novas medidas para conter a pandemia.

Os EUA têm mais de 40 mil casos confirmados de coronavírus em todos os Estados. No fim de janeiro, os americanos restringiram os voos da China. Depois, impuseram limitações a voos de Irã, União Europeia, Reino Unido e Irlanda. As medidas restringem a entrada de estrangeiros. Apenas americanos ou moradores com status de residentes permanentes são admitidos no país.

No sábado, 21, o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) aumentou para o nível três o alerta para viagens ao Brasil. Esse é considerado um dos indicativos de que os americanos observam atentamente a situação no País.

Até agora, os EUA não restringiram a chegada de brasileiros, mas recomendaram que viagens não essenciais ao País sejam evitadas e os que voltarem do Brasil para os EUA fiquem em casa por 14 dias

O funcionário afirmou ontem que as restrições já impostas são por tempo limitado, mas disse que é “difícil vislumbrar o fim das restrições”. Elas só ocorrerão quando houver sinais de desaceleração do número de infectados.

Agradecimento

Ontem, em coletiva de imprensa, o presidente Donald Trump agradeceu o Brasil por ter cooperado para que os EUA trouxessem 103 americanos que estavam em território brasileiro, após realizarem um cruzeiro. Segundo ele, maioria era de idosos e os americanos foram recebidos pelo governo do Texas.

Agência Estado

Recent Posts

Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano

Sessão ordinária desta segunda-feira é a última de 2025 (Foto: Taís Iatecola/Câmara de Marília) A…

2 minutos ago

Mecânico é investigado por matar a própria cachorra após briga entre animais

A Polícia Civil abriu investigação para apurar um caso de maus-tratos ocorrido na noite deste…

19 minutos ago

STF inicia julgamento que pode condenar mais seis por tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (9) o julgamento que pode condenar seis réus…

29 minutos ago

‘Esse ano a gente não vai deixar escapar’, diz o técnico Ricardo Costa sobre o acesso do MAC

Ricardo Costa fez bom trabalho na Série A3 de 2025 e já prepara equipe para…

40 minutos ago

Fernando Itapuã distribui cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade

Prefeito Fernando Itapuã destacou importância da segurança alimentar (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Quintana realizará…

2 horas ago

Projeto ‘Férias no Teatro’ aproxima crianças do mundo das artes cênicas em Tupã

A Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore vai oferecer uma atividade diferente para estudantes…

2 horas ago

This website uses cookies.