Marília

Projetos recuperam nascentes no Jardim Maracá

Nascente recuperada (Foto: Divulgação)

Mais um trabalho ambiental foi realizado com sucesso por ambientalistas da cidade, em parceria com o Poder Público, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública (Smalp).

As nascentes assoreadas no início do bairro Maracá, ao lado do posto de saúde, foram recuperadas e protegidas através do sistema caxambu, que evita assoreamento por pisoteio de animais ou deslizamentos de terra provocados por erosões ocasionadas por queimadas.

Os projetos desenvolvidos por ambientalistas com apoio da Prefeitura recuperam nascentes e áreas degradadas por queimadas, arborizam praças e canteiros, reflorestam áreas de preservação e áreas verdes na zona Norte do município.

Johnny Thiago Santana, coordenador do Projeto Doce Futuro, explica que Marília é uma cidade privilegiada em recursos hídricos, porém, infelizmente, durante décadas não houve preocupação em preservar esse grande patrimônio.

Equipe atua na preservação (Foto: Divulgação)

“Hoje tentamos recuperar e preservar as que encontramos em condições de revitalização. Aqui no nosso projeto AgroFloresta e Doce Futuro, identificamos duas nascentes com potencial para voltarem a verter água, e convidamos nosso amigo Coelho da Aquaponia, coordenador do Projeto Plantas e Peixes, para nos auxiliar nestes trabalhos. Os resultados já apareceram, e a água voltou a seguir seu caminho natural. Agora estamos avançando em uma parceria com um empresário da cidade, que ajudará no reflorestamento da mata ciliar. Após a conclusão dos trabalhos, esta nascente será aberta para visitação das escolas e demais interessados para promoção da educação ambiental sobre o tema”, afirma o coordenador.

Os Projetos Doce Futuro e AgroFloresta são coordenados pelos ambientalistas Johnny Thiago Santana, João Carlos Tramarim e André Luis Lima. O Projeto Plantas e Peixes, localizado no bairro Montana 2, é coordenado pelo ambientalista Carlos Eduardo dos Santos, o Coelho da Aquaponia. As iniciativas são monitoradas pela Smalp, através da Divisão do Meio Ambiente e equipe do Programa Município VerdeAzul Marília.

Carolina Rolta

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

22 minutos ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

9 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

9 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

10 horas ago

This website uses cookies.