Marília

Projetos recuperam nascentes no Jardim Maracá

Nascente recuperada (Foto: Divulgação)

Mais um trabalho ambiental foi realizado com sucesso por ambientalistas da cidade, em parceria com o Poder Público, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública (Smalp).

As nascentes assoreadas no início do bairro Maracá, ao lado do posto de saúde, foram recuperadas e protegidas através do sistema caxambu, que evita assoreamento por pisoteio de animais ou deslizamentos de terra provocados por erosões ocasionadas por queimadas.

Os projetos desenvolvidos por ambientalistas com apoio da Prefeitura recuperam nascentes e áreas degradadas por queimadas, arborizam praças e canteiros, reflorestam áreas de preservação e áreas verdes na zona Norte do município.

Johnny Thiago Santana, coordenador do Projeto Doce Futuro, explica que Marília é uma cidade privilegiada em recursos hídricos, porém, infelizmente, durante décadas não houve preocupação em preservar esse grande patrimônio.

Equipe atua na preservação (Foto: Divulgação)

“Hoje tentamos recuperar e preservar as que encontramos em condições de revitalização. Aqui no nosso projeto AgroFloresta e Doce Futuro, identificamos duas nascentes com potencial para voltarem a verter água, e convidamos nosso amigo Coelho da Aquaponia, coordenador do Projeto Plantas e Peixes, para nos auxiliar nestes trabalhos. Os resultados já apareceram, e a água voltou a seguir seu caminho natural. Agora estamos avançando em uma parceria com um empresário da cidade, que ajudará no reflorestamento da mata ciliar. Após a conclusão dos trabalhos, esta nascente será aberta para visitação das escolas e demais interessados para promoção da educação ambiental sobre o tema”, afirma o coordenador.

Os Projetos Doce Futuro e AgroFloresta são coordenados pelos ambientalistas Johnny Thiago Santana, João Carlos Tramarim e André Luis Lima. O Projeto Plantas e Peixes, localizado no bairro Montana 2, é coordenado pelo ambientalista Carlos Eduardo dos Santos, o Coelho da Aquaponia. As iniciativas são monitoradas pela Smalp, através da Divisão do Meio Ambiente e equipe do Programa Município VerdeAzul Marília.

Carolina Rolta

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

23 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

23 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

23 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

23 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.