Marília

Projeto Recicloteca torna-se sucesso e busca expansão

Próximo passo é a implantação do projeto também nos distritos e meta é conseguir doação de geladeiras em desuso. (Foto: Divulgação)

O projeto “Recicloteca – Alimentando o conhecimento”, desenvolvido pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, comprovou seu sucesso, tendo recebido em doações dezenas de livros para produção de novas unidades.

“A ideia principal é promover o reuso dos livros, evitando a extração de novas matérias-primas para produção de algo que pode ser reutilizado por mais pessoas. Além disso, objetivamos desenvolver o hábito da leitura em nossos munícipes, levando cultura e conhecimento a todos os interessados”, afirmou Cassiano Rodrigues Leite, Chefe do Meio Ambiente e idealizador do projeto.

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, explica que “vários livros foram doados sobre temas variados e autores renomados, como Machado de Assis, Paulo Coelho, Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, entre outros, o que nos têm motivado a expandir o projeto para outros locais. Iniciaremos essa expansão pelos distritos de Marília, buscando levar o incentivo da leitura aos moradores mais distantes, dando comodidade aos interessados.”

Ainda segundo Vanderlei Dolce, “a colaboração da população tem sido engrenagem fundamental para o desenvolvimento e expansão desta ideia, uma vez que muitos têm doado livros, levando ao Centro de Educação Ambiental do Bosque Municipal suas contribuições. Precisamos, agora, além de mais livros, também da doação de geladeiras em desuso, mesmo sem motor, pois reutilizamos a estrutura que seria descartada, como prateleiras para organização dos volumes doados, servindo como abrigo para as publicações. Desta forma, o que seria descartado no lixo, torna-se uma ação ambiental em promoção à sustentabilidade, além de incentivo cultural em desenvolvimento ao hábito da leitura.”

“Por se tratar de um projeto ambiental e cultural, também abrimos espaço para artistas locais que desejarem colaborar com o projeto doando sua arte através de grafitagem das Reciclotecas, ou empresas que desejarem adesivar novas unidades com temas ambientais e culturais. Suas marcas poderão ser fixadas em cada unidade adotada. O projeto foi iniciado com duas unidades, sendo a primeira colocada no Centro de Educação Ambiental do Bosque Municipal, e a segunda no Ganha Tempo, na região central. Temos livros suficientes para montar mais três unidades a serem distribuídas gratuitamente em pontos diversos do município, mas o projeto depende, agora, da doação de geladeiras em desuso”, disse Cassiano

Para doações de materiais, informações e sugestões, o telefone para contato é o (14) 3454-3400.

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

6 minutos ago

Turismo e lazer têm pacote de R$ 16,8 milhões em orçamento extra para 2026

Projetos incluem mirante e propõem transformar a região em complexo turístico (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A…

28 minutos ago

PRF apreende anabolizantes e hormônios e prende passageiro em Ourinhos

itens apreendidos durante ação (Foto: Divulgação) A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu anabolizantes e hormônios…

34 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

1 hora ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

2 horas ago

PAT Marília abre fevereiro com vagas em diversas áreas

Interessados em vagas podem solicitá-las em guichê do PAT Marília no Ganha Tempo (Foto: Marília…

2 horas ago

This website uses cookies.