Marília

Projeto que cancela créditos prescritos é votado na quinta

A Câmara Municipal vota na próxima quinta-feira (3) o projeto de lei que autoriza o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) a cancelar créditos fiscais prescritos inseridos em dívida ativa.

A sessão ordinária, que ocorre nas segundas-feiras, foi transferida para quinta-feira (3) por causa do feriado prolongado de Carnaval – celebrado nesta terça (1º). Como de costume, a sessão tem início às 16h.

O projeto, assinado pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB), autoriza o Daem a cancelar administrativamente os créditos prescritos e que, por ínfimo valor, tornem a cobrança ou execução notoriamente antieconômica.

Segundo o documento, o cancelamento deve ser precedido de processo administrativo que contenha parecer jurídico – que ateste a prescrição dos créditos fiscais – e tenha decisão do presidente do Daem.

Entre os motivos, a administração aponta que os créditos inseridos na dívida ativa do Daem não têm natureza tributária, uma vez que se tratam – na maioria – de tarifas.

“Sendo assim, não é possível aplicar as normas previstas no Código Tributário do Município, especialmente aquelas inseridas na ‘Seção IV – Do Cancelamento do Crédito Tributário’, pois são especificas para os créditos de natureza tributária”, diz a justificativa.

Também é relatado que o departamento “possui […] valores consideráveis que se encontram prescritos há muito tempo. A prescrição […] impede que estas sejam (ou continuem sendo) cobradas judicialmente. A presença de tais valores compondo a carteira de dívida ativa da autarquia distorce a realidade a respeito dos créditos que esta, de fato pode exigir, o que atrapalha não apenas os diagnósticos a respeito da situação econômica da autarquia, como também a análise das atividades de cobrança dos referidos créditos”.

Conforme a administração, o objetivo é que o Daem regularize a dívida ativa para que seja refletida a verdadeira realidade. Ainda, a exigência de prévio processo administrativo visa certificar a prescrição do crédito, bem como suas causas, como eventuais irregularidades e responsabilidades.

O projeto aponta ainda parecer de recente análise jurídica sobre o cancelamento administrativo dos créditos fiscais prescritos.

O documento cita que o Código Tributário Municipal prevê o cancelamento tributo em caso de contribuintes que mortos que não deixaram bens suficientes. Contudo, a norma não se aplica ao crédito prescrito com a autarquia.

Outras matérias na ordem do dia do Legislativo mariliense envolvem a obrigatoriedade de premiação igual entre gêneros nos eventos e competições esportivas e a criação de um banco de materiais ortopédicos.

Em discussão única, há matéria que inclui a rua dos Bancários como Zona Especial de Corredores 3 – vias de apoio (ZEC 3). O projeto já foi votado e aprovado com emenda em dezembro. Porém, recebeu veto parcial do Executivo, que foi rejeitado pela Comissão de Redação e Justiça e agora deve voltar ser apreciado em sessão.

Daniela Casale

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

14 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

14 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

14 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

14 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

22 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.