Marília

Projeto Nascentes recupera 35 olhos d’água no primeiro ano

Prefeito apoia ação (Foto: Divulgação)

Coordenado pela equipe do Programa Município VerdeAzul Marília, o Projeto Nascentes identificou – através de sensoriamento remoto – 1.448 olhos d’água em todo perímetro municipal, sendo 113 em área urbana, com a recuperação de 35 no primeiro ano de trabalho.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações ambientais desenvolvidas pelo município de Marília, premiando a cidade com a certificação ambiental entregue pelo Governo do Estado através do Programa Município VerdeAzul.

Segundo o responsável pelo Expediente da Secretaria do Meio Ambiente, Fernando Oliveira Paes, este é um projeto contínuo, onde a equipe realiza vistorias constantes para acompanhar os cuidados ambientais nestas áreas após as intervenções necessárias.

Voluntários participam ativamente da recuperação (Foto: Divulgação)

“Realizamos o geomapeamento destas nascentes, identificando as coordenadas geográficas de cada uma. Agora, visitamos estes locais, acompanhando cada situação individualmente. Algumas estão seguindo seu curso natural e não precisam de intervenções. Outras sofreram degradações causadas pelas queimadas e pelo descarte irregular de lixo, causando o assoreamento destes olhos d’água”, explica.

De acordo com Paes, a equipe do Programa Município VerdeAzul tem monitorado cada situação, e realiza o cercamento e recupera a mata ciliar. “Nos casos mais críticos, desassoreamos aquelas que se encontram aterradas, recuperando esse importante recurso hídrico para o nosso município. São essas nascentes que formam os rios que abastecem nossa cidade. Este é um grande projeto criado pela atual administração, que garantirá um meio ambiente sadio e em equilíbrio para a atual e demais gerações futuras.”

Nascentes são identificadas (Foto: Divulgação)

Cassiano Rodrigues Leite, chefe do Meio Ambiente e Interlocutor do PMVA, diz que o georreferenciamento com uso de satélites permitiu identificar os locais onde existem olhos d’água aflorados, vertendo água e, assim, facilitou o trabalho de visitação e monitoramento das nascentes existentes.

“Porém, a população tem nos ajudado, informando outras que foram assoreadas em seus bairros, onde buscamos recuperar este importante recurso natural, quando possível. Semana que vem estaremos visitando algumas nascentes nos bairros César de Almeida e Figueirinha, indicadas por moradores destas regiões. Temos o apoio do maior protetor de nascentes do Estado de São Paulo, Carlos Eduardo dos Santos, o Coelho da Aquaponia, que nos dá a garantia de qualidade neste trabalho. Somando esforços, poder público, iniciativa privada e população, certamente deixaremos como herança uma cidade com melhor qualidade de vida e um meio ambiente saudável e em equilíbrio.”

Carolina Rolta

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

1 dia ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

2 dias ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.