Uma iniciativa da Prefeitura de Quintana, que foca no desenvolvimento social, do aprendizado e saúde física e mensal de crianças e adolescentes, está chamando a atenção. É o Projeto “Lindamente”, uma ação interdisciplinar (várias áreas) e multisetorial (diversas secretarias municipais) que atende cerca de 50 crianças.
A secretária municipal de Saúde, Andreia Lopes Pereira, explica que a ação pode ser compreendida como um Núcleo de Apoio Infantojuventil, em um trabalho coordenado por equipes da Saúde e Educação. O programa atende a 50 crianças e está sendo reconhecido na gestão do prefeito Fernando Itapuã (PSD).
“Foi feito um levantamento das crianças que apresentaram algum tipo de dificuldade na rotina escolar e verificamos que havia uma correlação com a saúde, o bem estar social delas. Muitos casos de hiperatividade e autismo”, explica o prefeito.
A partir do mapeamento, o grupo iniciou um trabalho que envolve psicologia, fonoaudiologia, serviço social, medicina geral, pediatria, psiquiatria, fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades. O atendimento é feito por profissionais da Prefeitura.
Andreia explica que são elaborados projetos de assistência e apoio individualizados, “Essa estratégia tem favorecido o atendimento contínuo, contemplando as múltiplas necessidades. Os resultados são excelentes, com melhora do desempenho escolar, envolvimento das famílias para resolução de questões diagnosticadas e muitos encaminhamentos na saúde”, disse a gestora da saúde.
Além do atendimento em consultório, reuniões e orientações, a assistência contempla medicações e tratamentos mais específicos.
“Criamos um ‘prontuário compartilhado’ para cada criança atendida pelo Núcleo. Isso permite, por exemplo, que o médico ou outro profissional de saúde do grupo veja a anotação da professora. Assim, todos que assistem têm um olhar mais integral daquela criança e colhemos melhores resultados “, conta Andreia.
O Núcleo atende crianças e pré-adolescentes com idades entre três e onze anos, matriculados nas quatro instituições municipais da cidade. Pais interessados em conhecer podem buscar informações com a direção escolar ou unidade de saúde mais próxima de casa.
Faça parte do grupo do Marília Notícia no Whatsapp! Entre aqui.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.