Regional

Projeto ‘lindamente’ de Quintana foca desenvolvimento e aposta em política interdisciplinar

Uma iniciativa da Prefeitura de Quintana, que foca no desenvolvimento social, do aprendizado e saúde física e mensal de crianças e adolescentes, está chamando a atenção. É o Projeto “Lindamente”, uma ação interdisciplinar (várias áreas) e multisetorial (diversas secretarias municipais) que atende cerca de 50 crianças.

A secretária municipal de Saúde, Andreia Lopes Pereira, explica que a ação pode ser compreendida como um Núcleo de Apoio Infantojuventil, em um trabalho coordenado por equipes da Saúde e Educação. O programa atende a 50 crianças e está sendo reconhecido na gestão do prefeito Fernando Itapuã (PSD).

“Foi feito um levantamento das crianças que apresentaram algum tipo de dificuldade na rotina escolar e verificamos que havia uma correlação com a saúde, o bem estar social delas. Muitos casos de hiperatividade e autismo”, explica o prefeito.

A partir do mapeamento, o grupo iniciou um trabalho que envolve psicologia, fonoaudiologia, serviço social, medicina geral, pediatria, psiquiatria, fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades. O atendimento é feito por profissionais da Prefeitura.

Andreia explica que são elaborados projetos de assistência e apoio individualizados, “Essa estratégia tem favorecido o atendimento contínuo, contemplando as múltiplas necessidades. Os resultados são excelentes, com melhora do desempenho escolar, envolvimento das famílias para resolução de questões diagnosticadas e muitos encaminhamentos na saúde”, disse a gestora da saúde.

Além do atendimento em consultório, reuniões e orientações, a assistência contempla medicações e tratamentos mais específicos.

“Criamos um ‘prontuário compartilhado’ para cada criança atendida pelo Núcleo. Isso permite, por exemplo, que o médico ou outro profissional de saúde do grupo veja a anotação da professora. Assim, todos que assistem têm um olhar mais integral daquela criança e colhemos melhores resultados “, conta Andreia.

O Núcleo atende crianças e pré-adolescentes com idades entre três e onze anos, matriculados nas quatro instituições municipais da cidade. Pais interessados em conhecer podem buscar informações com a direção escolar ou unidade de saúde mais próxima de casa.

Faça parte do grupo do Marília Notícia no Whatsapp! Entre aqui.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

5 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

5 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

5 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

5 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

13 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

22 horas ago

This website uses cookies.