Desde 2014, mais de 59000 artigos.
,/2021

Projeto inicia reflorestamento em nascentes no Santa Antonieta

Cidade
03 de maio de 2021

Área recuperada por voluntários (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (29) a Prefeitura de Marília deu início ao reflorestamento das nascentes localizadas no bairro Santa Antonieta, zona Norte, através do “Projeto Revitalizando Vida”, em parceria com os idealizadores da iniciativa, Cosme Aparecido Dias da Rocha, Adeilton Alves da Silva e Justino Soares.

A ação, que tem o objetivo de recuperar e preservar a área degradada, já promoveu a limpeza, capinação, cercamento e está iniciando o plantio da vegetação nativa, de cinco nascentes existentes na rua Leonor Mazali esquina com a rua Doutor Paulino Botelho Vieira. Intenção é permitir a preservação e aumento do fluxo dos recursos hídricos .

O gestor ambiental da Prefeitura de Marília, Cassiano Rodrigues Leite, destaca que, através deste trabalho em conjunto, as áreas verdes e áreas de preservações permanentes estão sendo recuperadas com aumento da arborização.

“Estamos promovendo a educação ambiental de forma prática, através de ações que promovam a sustentabilidade, tornando mais fácil o caminho para o entendimento da população sobre a importância em preservar o meio ambiente. Antes, uma nascente degradada, em estágio avançado de assoreamento, com muito lixo e entulho descartado incorretamente, hoje se tornando uma imensa área verde, que servirá para lazer e trilhas ecológicas para os alunos das escolas próximas aprenderem sobre o ecossistema local de forma prática”, salienta.

Nascente do bairro Santa Antonieta (Foto: Divulgação)

De acordo com Leite, este é um grande trabalho. “O principal objetivo é termos um meio ambiente sadio e equilibrado, e uma população mais consciente sobre a responsabilidade de cada um nestas melhorias que nos permitem mais saúde e melhor qualidade de vida agora, e ainda preserva os recursos existentes para as gerações futuras. A gestão participativa é um grande divisor de águas para ensinar à população sobre a responsabilidade de cada um para tornarmos nossa cidade um lugar melhor para vivermos. Quando cada cidadão faz um pouco, além de tornar nossos bairros mais bonitos, educamos para que acabem os descartes irregulares, que servem de abrigo para animais peçonhentos, além das queimadas, que causam grandes males à saúde e destroem todo ecossistema envolvido”, afirma.

Para essa ação foram destinadas 150 mudas de espécies nativas, doadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que participa ativamente das ações ambientais em parcerias com a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, recuperando as nascentes e reflorestando a vegetação, melhorando consideravelmente a qualidade do ar na cidade e preservando os recursos hídricos e o banco genético das espécies.

Mais informações sobre arborização urbana e preservação de nascentes poderão ser obtidas pelos telefones 3454-3400 ou 3401-2000.

Voluntários da ação (Foto: Divulgação)