Presidente da Triunfo, Dorival Pagani Júnior: “não temos certeza nenhum de que essa obra será feita” (Foto: Leonardo Moreno)
O projeto executivo do Contorno da rodovia BR-153 em Marília foi apresentado em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (7) na Prefeitura de Marília e a obra deve custar R$ 768 milhões para implementar 34 quilômetros que devem diminuir o tempo de percurso de 40 para 15 minutos.
A construção que tiraria o fluxo da zona urbana, ainda não está garantida, não se sabe de onde sairá o dinheiro, nem existe prazo para início ou término. Se a construção fora aprovada, serão previstos dois anos para desapropriações e licenças e mais cinco anos para execução.
O recurso pode vir do Governo Federal, mas não existe nada certo. A Transbrasiliana demonstra interesse na construção, mas a obra não está no contrato e implicaria com certeza em aumento de tarifa de pedágios.
Diferente da execução da obra, a entrega do projeto executivo dela está previsto em contrato da concessionária Triunfo Transbrasiliana, iniciado em 2008 e com validade até 2033. Desde 2013 o Ministério Público Federal pede que sejam feitos estudos de viabilidade.
A ANTT (Agênacia Nacional do Transporte Terrestre) acaba de abrir um período de análise do contrato com a concessionária, situação prevista para acontecer a cada cinco anos.
O procedimento pode modificar o contrato do Governo Federal com a concessionária, de acordo com audiências públicas e outras formas de consulta à sociedade. Seria o momento perfeito para a inclusão da obra do Contorno da BR-153 em Marília na agenda dos próximos anos.
A BR-153 é a quarta maior rodovia do país e liga o Rio Grande do Sul ao Pará, mas é descontinuada quando passa por Marília.
Os usuários da rodovia federal, quando chegam no município, precisam acessar a SP-333 e a SP-294 para voltar à BR-153 em qualquer um dos sentidos, Sul ou Norte.
Além da perda de tempo, outro problema é que veículos pesados se misturam com o tráfego do trecho urbano, onde o número de acidentes é considerado altíssimo.
De acordo com o presidente da Triunfo, Dorival Pagani Júnior “não temos certeza nenhum de que essa obra será feita, muito menos se será feita pela concessionária”.
De acordo com ele, a decisão é do Governo Federal com base em questões técnicas e o “engajamento da sociedade acaba ajudando”.
Dados da obra
A obra é considerada pela Triunfo como uma prioridade, e a concessionária diz existir um fluxo diário de 20 mil veículos vindos das três rodovias que cortam Marília.
Como o relevo no entorno de Marília é bastante irregular, a eventual construção envolverá a superação de obstáculos como vales e acidentes geográficos. São previstos nove viadutos, quatro pontes e três quilômetros de pista com três faixas, além de duplicação nos demais trechos.
Estima-se o emprego direto de 540 trabalhadores e 1,2 mil indiretos. Em tese, seriam gerados R$ 63 em ICMS e R$ 33 milhões em tributos federais e municipais.
O contorno da rodovia federal está previsto para partir da atual interrupção no quilômetro 230, quando acontece o entroncamento com a SP-333, e chegar até o quilômetro 268 da própria BR-153, próximo do pedágio de Vera Cruz.
Triunfo Transbrasiliana
A Triunfo Transbrasiliana Concessionária de Rodovias é responsável desde 2008 pela administração de mais de 321 quilômetros da BR-153, entre o município de Icém, na fronteira com Minas Gerais, até Ourinhos, na divisa com o Paraná. São quatro pedágios no trecho.
Em janeiro de 2015 a Triunfo Participações e Investimentos assumiu a operação da rodovia, passando a chamar Triunfo Transbrasiliana.
Coletiva de imprensa da Triunfo Transbrasiliana foi realizada na Prefeitura (Foto: Leonardo Moreno)
MPF pede que ANTT viabilize construção de contorno de rodovia federal que atravessa Marília (Foto: Arquivo)
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