Proposta é que a operação seja feita por cinco concessionárias em todo o Estado de São Paulo.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) abriu nesta semana consulta pública a uma licitação para a concessão do transporte intermunicipal de passageiros no território paulista.
De acordo com a Artesp, a licitação remodela totalmente o atual sistema onde 100 empresas operam com permissões anteriores a 1989.
A proposta é que a operação seja feita por cinco concessionárias, alocadas em cinco distintas áreas de operação, em São José dos Campos e Ribeirão Preto, Bauru e Sorocaba, Piracicaba, Campinas e Jundiaí, além de Santos e Vale do Paraíba.
As concessionárias das cinco áreas terão ligações com a capital, além das linhas dentro das áreas.
Marília será considerada como uma das 12 ‘capitais regionais’ no Estado e será atendida pelo lote de Bauru e Sorocaba.
A regra para operação é que a cidade tenha ao menos duas partidas para São Paulo por dia. Marília também deve ligar as cidades menores da região e ter linhas diretas para Campinas e Santos.
“Todo município deverá ter sua malha urbana atendida por ao menos uma ligação com o polo a que está subordinado, com no mínimo duas partidas por dia e sentido. Caso o município tenha interesse de viagem com outro polo, as partidas poderão ser somadas para fins de cumprimento da exigência”, diz a Artesp.
A agência diz que a ideia é aumentar a viabilidade econômico financeira do sistema como um todo, “resultando em maior qualidade e eficiência mesmo nas linhas de menor demanda”.
A concessão será válida por 15 anos e as empresas deverão investir cerca de R$ 3,6 bilhões para cumprir com as exigências operacionais, entre elas a modernização da frota, cujos veículos não poderão ter idade superior média a 5 anos.
Os novos ônibus deverão oferecer wi-fi gratuito e obrigatoriedade de ar-condicionado nos veículos com percursos de longa distância, por exemplo.
Divulgação
Veja abaixo as classificações:
Metrópole Nacional – São Paulo
Metrópole Regional – Campinas e Santos
Capitais Regionais – Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté
Centros Sub-Regionais – Adamantina, Amparo, Andradina, Assis, Avaré, Barretos, Bebedouro, Botucatu, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Catanduva, Cruzeiro, Dracena, Fernandópolis, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Jaboticabal, Jales, Jaú, Jundiaí, Lins, Mogi Mirim, Penápolis, Pirassununga, Rancharia, Registro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Tatuí, Tupã e Votuporanga.
As cidades menores estão ligadas as Capitais Regionais e Centros Sub-Regionais.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.