Marília

Professores pedem segurança na volta às aulas

Professores da rede municipal de ensino de Marília farão, nesta segunda-feira (10), uma manifestação para cobrar da Prefeitura um diálogo com os servidores sobre a retomada das aulas presenciais.

Para os profissionais, o período é de incerteza pela falta de vacina e remédio de eficácia comprovada contra a Covid-19.

A concentração dos professores será a partir das 15h30 na rua Pedro de Toledo nº 936, em frente o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar).

O presidente da entidade sindical, José Paulino, destacou que os professores não são contra a volta às aulas.

“Muito pelo contrário. A maioria quer voltar a dar aulas presenciais. Porém, isso deve ocorrer desde que haja segurança para os alunos e para os servidores. Visitei várias escolas, onde estavam entre cinco e seis funcionários trabalhando com EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e até álcool gel que foram levados pelos próprios trabalhadores, pois a administração não forneceu”, disse Paulino.

A professora Bruna Marcelino explicou que “os professores conhecem a realidade das escolas e eles não sentem segurança para esse retorno”.

Segundo Bruna, os professores e a população querem o retorno das aulas presenciais, desde que haja condições de trabalho.

“Estamos construindo uma carreata no sentido de tentar buscar um diálogo com o governo municipal, com prefeito Daniel Alonso, que não tem atendido a categoria, que tem tomado decisões sem escutar as pessoas que estão à frente dos serviços prestados à população. A falta de diálogo é tão grande, que foi enviado um questionário para os pais, para que eles se posicionem sobre a volta às aulas e em momento nenhum foi proposto um diálogo com os próprios servidores da categoria. Muito pelo contrário, o que nós temos nesse governo é um forte ataque aos trabalhadores, no sentido de censurar os servidores que são críticos as posições do governo”, finalizou.

Outro lado

O Marília Notícia pediu um posicionamento da Prefeitura de Marília sobre o assunto. Através de nota, a administração disse que “a Secretaria Municipal da Educação não foi procurada oficialmente por nenhum representante do sindicato.”

“Mas já foi dito que o retorno das aulas presenciais estará em consonância com o governo estadual seguindo as orientações que garantam principalmente a saúde de alunos e servidores (tanto que foi iniciado processo para aquisição de equipamentos de segurança)”, diz a nota.

Ainda segundo a resposta, “já foi dado início a formação de um comitê geral com representante da saúde, vigilância sanitária, Conselho Municipal de Educação, Assistência Social e representantes da SME. Tais segmentos tem até a tarde de hoje para enviarem os representantes (receberam a solicitação por ofício). Formado esse comitê geral ele estabelecerá as regras para a formação de subcomitês locais (dentro da realidade de cada região e escola)”.

“Vale destacar que a Prefeitura em nenhum momento divulgou que as aulas iriam retornar, mesmo porque o cenário é incerto. Todas as medidas que virem a ser tomadas serão devidamente comunicadas”, finaliza o comunicado.

Sindicato organiza protesto (Foto: Divulgação)

Daniela Casale

Recent Posts

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

51 minutos ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

55 minutos ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

57 minutos ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

3 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

4 horas ago

This website uses cookies.