Brasil e Mundo

Produção de petróleo caiu 2,6% em junho

A produção nacional de petróleo em junho foi de 2,828 milhões de barris por dia, queda de 2,6% na comparação com o mesmo mês de 2021 e 1,8% abaixo da produção de maio. A informação consta do boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado nesta quinta-feira, 4. Já a produção brasileira de gás natural, informou a ANP, ficou em 133 milhões de metros cúbicos por dia, redução de 2,1% na comparação com um ano atrás e 0,9% abaixo do registrado em maio.

No total, a produção de petróleo e gás natural em junho foi de 3,664 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d), dos quais 2,759 MMboe/d ou 75,3% vieram de 126 poços no pré-sal. Em junho, no pré-sal, houve redução de produção de 1,7% na comparação interanual e queda de 2,7% na comparação com o mês imediatamente anterior.

OPERADORES

Considerada toda a produção de petróleo em junho, 93,6% foi operada pela Petrobras. A segunda maior operadora foi a Total Energies (2,4%), seguida da Trident Energy (0,7%), e PetroRio (0,6%).

No caso do gás natural, a Petrobras operou 89,9% da produção, seguida de Eneva (5,3%), Total Energies (1,6%) e Origem Alagoas (0,7%). Em ambos os casos, pouco mais de 2,5% da produção é dividida entre operadores menores.

REGIÕES

Desagregada por região, 77% da produção de petróleo do Brasil em junho veio do Rio de Janeiro, seguido do Espírito Santo (11%), São Paulo (9%), e Rio Grande do Norte e Bahia, ambos com 1% do total.

Com relação ao gás natural, 60% foi produzido no Rio, enquanto 13% veio de São Paulo, 10% do Amazonas, 7% do Espírito Santo e os 10% restantes de outros estados.

DESTAQUES

No período, destaca a ANP em seu boletim, o campo de Tupi, na Bacia de Santos, registrou a maior produção de petróleo do país, 714 mil barris por dia. Tupi, informou a ANP, também teve produção média de gás natural de 33,1 milhões de metros cúbicos por dia e foi o campo com o maior número de poços produtores. O campo é operado pela Petrobras.

Individualmente, a plataforma FPSO Carioca, também da Petrobras, registrou a maior produção de petróleo naquele mês: 172,9 mil barris por dia retirados de quatro poços nos campos de Sépia, Sépia Leste e Sépia Eco.

Daniela Casale

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

11 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

15 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

15 horas ago

This website uses cookies.