Brasil e Mundo

Produção de petróleo caiu 2,6% em junho

A produção nacional de petróleo em junho foi de 2,828 milhões de barris por dia, queda de 2,6% na comparação com o mesmo mês de 2021 e 1,8% abaixo da produção de maio. A informação consta do boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado nesta quinta-feira, 4. Já a produção brasileira de gás natural, informou a ANP, ficou em 133 milhões de metros cúbicos por dia, redução de 2,1% na comparação com um ano atrás e 0,9% abaixo do registrado em maio.

No total, a produção de petróleo e gás natural em junho foi de 3,664 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d), dos quais 2,759 MMboe/d ou 75,3% vieram de 126 poços no pré-sal. Em junho, no pré-sal, houve redução de produção de 1,7% na comparação interanual e queda de 2,7% na comparação com o mês imediatamente anterior.

OPERADORES

Considerada toda a produção de petróleo em junho, 93,6% foi operada pela Petrobras. A segunda maior operadora foi a Total Energies (2,4%), seguida da Trident Energy (0,7%), e PetroRio (0,6%).

No caso do gás natural, a Petrobras operou 89,9% da produção, seguida de Eneva (5,3%), Total Energies (1,6%) e Origem Alagoas (0,7%). Em ambos os casos, pouco mais de 2,5% da produção é dividida entre operadores menores.

REGIÕES

Desagregada por região, 77% da produção de petróleo do Brasil em junho veio do Rio de Janeiro, seguido do Espírito Santo (11%), São Paulo (9%), e Rio Grande do Norte e Bahia, ambos com 1% do total.

Com relação ao gás natural, 60% foi produzido no Rio, enquanto 13% veio de São Paulo, 10% do Amazonas, 7% do Espírito Santo e os 10% restantes de outros estados.

DESTAQUES

No período, destaca a ANP em seu boletim, o campo de Tupi, na Bacia de Santos, registrou a maior produção de petróleo do país, 714 mil barris por dia. Tupi, informou a ANP, também teve produção média de gás natural de 33,1 milhões de metros cúbicos por dia e foi o campo com o maior número de poços produtores. O campo é operado pela Petrobras.

Individualmente, a plataforma FPSO Carioca, também da Petrobras, registrou a maior produção de petróleo naquele mês: 172,9 mil barris por dia retirados de quatro poços nos campos de Sépia, Sépia Leste e Sépia Eco.

Daniela Casale

Recent Posts

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

25 minutos ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

33 minutos ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

42 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

1 hora ago

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

1 hora ago

Turismo e lazer têm pacote de R$ 16,8 milhões em orçamento extra

Projetos incluem mirante e propõem transformar a região em complexo turístico (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A…

2 horas ago

This website uses cookies.