Brasil e Mundo

Produção de motos sobe 28,3% em setembro no país

A indústria de motos terminou o mês passado com crescimento de 28,3% na comparação com o mesmo período de 2021. As 139,6 mil unidades fabricadas correspondem ao melhor setembro das montadoras de motocicletas em nove anos. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 13, pela Abraciclo, associação que representa as montadoras de motos, cujas fábricas estão instaladas no polo industrial de Manaus.

Após resultados surpreendentes puxados pela expansão dos serviços de entrega (delivery) e demanda por soluções de transporte individual mais econômicas, a entidade revisou de 10,5% para 18,8% a previsão ao crescimento da produção neste ano Se confirmado o prognóstico, o setor chegará em dezembro acumulando 1,42 milhão de motos produzidas.

Na passagem de agosto para setembro, a produção de motos caiu 4,2%. A base de comparação, contudo, é muito forte, já que agosto foi o mês de maior produção desde abril de 2014.

Do primeiro dia do ano até setembro, a indústria de motos acumulou 1,06 milhão de unidades produzidas, o que corresponde a uma alta de 18,4% ante os nove primeiros meses do ano passado. Esse é o melhor resultado para o período em oito anos. Menos afetado pela falta de peças que limita há um ano e meio a produção de carros, o setor já supera os resultados de antes da pandemia.

“As unidades fabris mantêm a curva de produção ascendente e o mercado pede por mais motocicletas”, comentou, na apresentação do balanço, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. “Hoje, o consumidor procura por um veículo ágil, econômico e com baixo custo de manutenção para seus deslocamentos”, acrescentou.

VENDAS

Em setembro, as vendas de motos no varejo subiram 13,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 123,6 mil unidades. Em relação a agosto, a alta foi de 4,3%. Foi o melhor resultado para o mês desde 2011. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, 986,2 mil motos foram vendidas no Brasil, com crescimento de 17,3% frente a igual período de 2021.

Carolina Rolta

Recent Posts

Quase 400 detentos devem ser beneficiados com saída temporária em Marília

Detentos da Penitenciária de Marília e o Centro de Ressocialização (CR) de Marília foram indicados…

37 minutos ago

Armas falsas são apreendidas com menores perto de escola em Vera Cruz

Uma das armas falsas estava na cintura de um dos jovens; a outra em uma…

41 minutos ago

Mulher é vítima de agressão com golpes de capacete no bairro Palmital

Uma mulher de 52 anos denunciou ter sido agredida pelo companheiro dentro da própria casa…

52 minutos ago

Apae de Marília entrega uniformes a atendidos com apoio de deputados

Deputados Dani Alonso e Capitão Augusto participaram da entrega de uniformes na Apae (Foto: Divulgação)…

2 horas ago

Carros furtados são localizados em ações da PM no Cavallari e Padre Nóbrega

Gol foi um dos veículos localizados após denúncia anônima (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia Militar de…

2 horas ago

Brasileiros sacaram em janeiro R$ 403,29 milhões esquecidos em bancos

Os brasileiros sacaram, em janeiro deste ano, R$ 403,29 milhões em valores esquecidos no sistema…

3 horas ago

This website uses cookies.