O diretor do Procon de Marília, Guilherme Moraes, organizou reunião com os representantes da Associação Comercial e de Inovação e do Sindicato do Comércio Varejista de Marília para discutirem a regulamentação da Lei de Informação ao Consumidor. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (10) na sede do Procon.
O recente decreto municipal 14288/2024, que regulamenta a Lei 8.464/2019 foi destaque na pauta que evidenciou que a legislação obriga todos os estabelecimentos comerciais a informarem em seus cupons e notas fiscais a existência ou não de política de troca, além de especificar as condições para tal relação comercial.
Moraes mostrou entusiasmo em relação à implementação dessa regulamentação. De acordo com ele, a Lei é um grande avanço para os direitos do consumidor porque visa, justamente, garantir transparência nas relações de consumo. “Algo essencial para a proteção dos cidadãos”, enfatizou o diretor do Procon.
O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor tem como missão principal, equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores e, por objetivo, elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores e, por isso, a importância de se reunir com outras entidades que participam dessa relação. “Estamos em consonância com o dever de informar, previsto no Código de Defesa do Consumidor, e é fundamental que os estabelecimentos estejam alinhados a essa obrigação”, completou.
CAMPANHA
Além da discussão sobre a regulamentação da Lei, na reunião foi anunciada a realização de uma campanha informativa, que deverá contar com o apoio da Associação Comercial e de Inovação de Marília e do Sindicato do Comércio Varejista, objetivando atingir todos os comerciantes do município da cidade e região. A iniciativa tem como objetivo orientar e auxiliar os comerciantes locais na adequação às novas exigências legais, garantindo que estejam em conformidade com as normas vigentes e proporcionando um ambiente de consumo mais justo e transparente para a população de Marília e toda região.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.