Polícia

Prisão tem resistência, tumulto e gravações de populares

Em um dos vídeos, policial levanta arma na direção de algumas pessoas (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde deste domingo (11), no bairro Alcides Matiuzzi (zona norte). Mas, a ação policial – que poderia ter sido rotineira – teve fuga de moto, envolvimento de grande número de policiais, tumulto em via pública, xingamentos e moradores gravando PMs com celulares (vídeos abaixo).

Segundo informações oficiais da PM, militares do programa Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) patrulhavam a região conhecida como “Biqueira do Latão”, um ponto já marcado pela venda de drogas, quando avistaram um motociclista em atitude suspeita na rua José Rino.

O jovem – que relatou à polícia ganhar a vida como montador – conduzia uma motocicleta Honda CG 150 preta, com escapamento aberto. Ao notar a aproximação das viaturas, ele teria fugido em alta velocidade pelas ruas do bairro.

Durante a perseguição, no cruzamento entre as ruas Urias Avelino de Moraes e Dalva Ribeiro Farto, o motociclista, segundo a PM, dispensou uma sacola e seguiu com manobras arriscadas pela via pública, com risco a pedestres e outros condutores.

Enquanto uma das viaturas recolhia a sacola, onde havia 52 porções de maconha que, segundo a polícia estariam prontas para venda, outra equipe da PM continuava o acompanhamento.

O jovem foi abordado logo depois em frente a uma casa. Ele teria admitido, inicialmente, ser o dono da droga. A PM diz que ele alegou ainda que pretendia vender em São Paulo, onde estaria trabalhando, e ganharia mais dinheiro devido à “qualidade do entorpecente”.

A ocorrência voltou a se complicar com a chegada de um motorista de 43 anos, pai do motociclista. A polícia afirma que o homem insuflou pessoas do entorno e vizinhos, tendo início o tumulto.

CASO VIROU DESACATO

O suspeito passou a recusar obedecer ordens da equipe, segundo a PM. Foi necessário, conforme boletim de ocorrência, “uso de força física moderada” para conter o morador.

O pai foi para dentro da casa e não foi detido. Parte do trabalho dos militares ficou registrado em vídeos que mostram PM de arma apontada. Mostram também moto da Rocam sendo levantada do solo, gritos e apelos de moradoras para seus filhos e parentes não se envolverem.

DROGAS E MOTO RECOLHIDA

Além das drogas, a polícia apreendeu R$ 79,55 e a motocicleta utilizada na fuga. O veículo está registrado no nome do próprio rapaz.

Na delegacia, segundo o registro oficial, o acusado permaneceu calado e não respondeu às perguntas do delegado. Um advogado acompanhou a prisão.

O jovem foi autuado em flagrante por tráfico, conforme artigo 33 da Lei de Drogas. Ele também poderá responder por crime de desacato, devido ao comportamento contra os policiais. O pai do rapaz teve seus dados anotados e será investigado por eventual crime de desacato.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

1 hora ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

1 hora ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

1 hora ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

1 hora ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

1 hora ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

1 hora ago

This website uses cookies.