Polícia

Presos da Penitenciária de Marília recebem vacina contra gripe

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promoveu a vacinação contra gripe de 1.960 presos da Penitenciária de Marília. Foram 143 detentos do semiaberto e 1.817 reeducandos do fechado que receberam dose única da vacina.

Conforme a Secretaria, a população prisional entrou para o grupo de prioritários pelo Ministério da Saúde para vacinação em 2012, uma vez que os detentos vivem em locais fechados e aglomerados.

Essa situação propicia a transmissão do vírus influenza pelo contato próximo – falar, tossir ou espirrar. O contágio também ocorre pelas mãos e objetos contaminados.

“A SAP reforça que a campanha nas unidades prisionais se encerrou no dia 31 de maio, e a próxima está prevista para maio de 2020. A Pasta destaca que os servidores das unidades citadas também foram vacinados”, notificou a SAP.

Anualmente, A SAP, por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) e Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), promove a campanha de vacinação contra a gripe na população carcerária e servidores.

“Eles constam como grupo prioritário por estarem em confinamento e em ambiente de aglomeração. Por isso, a vacinação tem como objetivo a prevenção de várias complicações respiratórias ocasionadas pelo vírus influenza e também da morte”, explica a diretora do Centro Regional de Saúde da CRN, Aparecida Kalinsqui.

Iniciativa estadual

A ação nas unidades prisionais do Estado de São Paulo é feita em parceria com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE), Grupo de Vigilância Epidemiológica Regional (GVE) e redes municipais de saúde.

Os presídios subordinados à CRN imunizaram 44.590 reeducandos durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (H1N1), atingindo 83% da população prisional

O número representa um aumento de 6% na quantidade de presos vacinados em 2019 no comparativo com o ano passado, quando a vacina foi aplicada em 42.087 internos. Público-alvo da ação, 4.052 servidores também receberam a dose durante a campanha, realizada nas unidades prisionais de 6 a 31 de maio..

Brunno Alexandre

Recent Posts

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

25 minutos ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

34 minutos ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

1 hora ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

4 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

4 horas ago

This website uses cookies.