Marília e região

Presença feminina no transporte profissional dispara em Marília

(Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)

O número de motoristas profissionais cresceu de forma expressiva nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19. Tanto homens quanto mulheres vêm aderindo à profissão, mas o destaque vai para o avanço feminino, que vem crescendo em ritmo mais acelerado ano após ano.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), obtidos pelo Marília Notícia, em 2020 havia apenas 549 mulheres com registro como motoristas profissionais. Já em 2021, esse número saltou para 1.327 — um crescimento de 141,71%. No mesmo período, o total de homens subiu de 2.689 para 4.422, o que representa um aumento de 64,45%.

A tendência se manteve nos anos seguintes. Em 2022, o número de mulheres cresceu 75,58%, chegando a 2.330, enquanto o de homens subiu 7,55% (4.756 no total). Já em 2023, o avanço entre as mulheres foi de 33,18% (3.103 motoristas), contra 24,77% entre os homens (5.934).

Em 2024, o crescimento desacelerou para ambos os sexos, mas ainda foi mais intenso entre as mulheres: 6,86% (3.316 registradas), contra 3,05% entre os homens (6.115). Em 2025, até o momento, foram registrados 965 novos cadastros femininos e 2.034 masculinos.

A profissão tem se tornado uma alternativa de sustento para muitas mulheres, especialmente diante da instabilidade econômica e da busca por maior autonomia. Essa transformação, visível nos números, também se reflete nas ruas de Marília.

Karen Caparroz iniciou a atividade profissional como motorista para ter mais flexibilidade de horários (Foto: Arquivo Pessoal)

É o caso de Karen Caparroz, motorista profissional desde 2018. Antes disso, trabalhou em empresas como a Sassazaki e a Paschoalotto, mas encontrou no transporte por aplicativo uma forma de conciliar maternidade e trabalho.

“Entrei na Paschoalotto, nesse meio tempo fiquei grávida e tive neném. Só que você fica presa. Eu não conseguia levar o neném ao médico, não conseguia levar na escola. Acabei saindo de lá e veio a ideia de trabalhar como motorista por aplicativo”, conta Karen.

Ela lembra que, no início, a atividade era mais lucrativa e menos exigente. Com seis horas de trabalho por dia, já conseguia encerrar o expediente. Hoje, no entanto, a realidade mudou.

“São muitos motoristas na rua, muita gente nova e agora colocaram moto [por aplicativo] em Marília. Antigamente não tinha”, comenta.

Atualmente, Karen trabalha até 12 horas nos dias úteis e até 16 horas nos fins de semana. Apesar da carga intensa, o retorno ainda compensa, segundo ela.

“Consigo tirar entre R$ 5 mil e R$ 6 mil, mesmo com carro alugado. Se fosse meu, o rendimento seria ainda melhor.”

Karen trabalha até 12 horas nos dias úteis e até 16 horas nos fins de semana (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas a rotina também tem seus desafios. Karen relata situações difíceis com frequência.

“Tem passageiro que não paga, que entra no carro e depois diz que está sem dinheiro. Tem passageiro bêbado, fedido, que quer mandar no carro — até na música que toca no rádio.”

Além das situações com clientes, ela aponta falhas na estrutura da cidade para quem trabalha com transporte por aplicativo.

“Em Marília, não tem lugar estratégico para embarcar ou desembarcar passageiro. Às vezes pedem corrida na frente de loja, onde não dá pra parar. E quando a gente espera uma corrida em algum ponto, vem o pessoal da Zona Azul querendo cobrar. Não tem espaço para a gente ficar.”

Segundo o Detran-SP, a anotação EAR (Exerce Atividade Remunerada) pode ser adicionada ou retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a cada renovação, conforme necessidade do motorista.

Alcyr Netto

Recent Posts

Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS

Apartamentos da ala de internação do SUS passam a ter banheiros privativos, ar-condicionado e TVs…

2 horas ago

Pós-festas sem culpa: como cuidar do corpo feminino depois dos exageros

Natália Figueiredo é nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde da mulher (Foto: Divulgação) As…

2 horas ago

Câmara aprova redução de benefícios fiscais; projeto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira (16) um projeto de lei que…

17 horas ago

Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015

O acesso à internet na primeira infância mais que dobrou em menos de uma década…

17 horas ago

Em última reunião ministerial, Lula diz que 2026 será o ano da verdade

Reunião ministerial ocorreu na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência…

17 horas ago

Policial invade casa da ex-namorada, troca tiros com militares e morre na região

Confusão e morte movimentaram o bairro Ouro Verde em Ourinhos (Foto: Laperuta Júnior/Passando a Régua)…

18 horas ago

This website uses cookies.