Após pressão por parte dos trabalhadores, a Prefeitura de Marília voltou atrás e decidiu suspender a determinação que previa a mudança de horário na jornada dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
A alteração havia incomodado a categoria, que chegou a acionar o sindicato e conseguiu a revogação da medida.
A partir desta próxima segunda-feira (11), durante os meses de março, abril e maio, os servidores trabalhariam das 7h30 às 12h e das 15h30 às 19h. Fato que gerou incômodo a alguns. A justificativa era de que parte destes trabalhadores já tinham compromissos pessoais no período da noite.
Agora, com a suspensão da mudança, um planejamento deve ser feito nos próximos dias para que os agentes atendam também as casas que ficam fechadas no horário comercial.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Estado de São Paulo (Sindiemprol), Paulo Alexandre Lopes, explica que um grupo de agentes chegou a entrar em contato para reclamar da mudança que tinha sido anunciada anteriormente.
“Foi uma luta justa e com muito critério. Recebemos a informação que a Prefeitura de Marília anulou a portaria que mudava o horário dos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias. Foi uma vitória, mesmo que parcial, mas foi uma vitória. Isso aconteceu por nossa categoria ser organizada e por lutarmos juntos”, afirma.
Lopes conta que mesmo com a decisão de suspensão da medida, que valeria a partir desta segunda, um ofício será encaminhado para a Prefeitura de Marília. “Estaremos notificando a Prefeitura de Marília por conta dessa portaria [mesmo assim]”, diz o presidente da categoria .
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, a determinação não estava em cláusula, mas foi baseada no decreto municipal nº 14.263 do dia 5 de fevereiro de 2024, que declarou a situação de emergência no município de Marília por epidemia de dengue.
A mudança de horário no expediente, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, visava evitar a forte exposição ao sol dos agentes e diminuir as pendências de visitas aos imóveis fechados no horário comercial.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Marília confirmou a suspensão da medida e afirmou que avaliará as possibilidades para que as residências fechadas durante o horário comercial sejam visitadas, sem que os agentes que possuem compromissos sejam prejudicados.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.