Marília

Prefeitura repudia ato de vandalismo em área de nascentes na zona Norte

Avenida Yusaburo Sasazaki, no Distrito Industrial, na zona norte da cidade, foi limpa dia 17 e no final do mesmo dia já tinha descarte irregular. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília repudia novo ato de vandalismo, realizado através de descartes irregulares em área de nascentes na zona norte de Marília.

Localizada no Distrito Industrial, a avenida Yusaburo Sasazaki recebeu, no último dia 17, limpeza para retirada de materiais descartados incorretamente pela população, dentre estes, itens altamente contaminantes, como lâmpadas, pilhas, baterias e lixo eletrônico, que possuem em sua composição estrutural metais pesados, nocivos ao meio ambiente e à saúde pública, como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem causar danos ao sistema nervoso e câncer.

Quando descartados incorretamente, estes materiais contaminam o solo e o lençol freático, causando sérios riscos à saúde e ao meio ambiente.

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destaca as consequências negativas causadas pelos descartes clandestinos em áreas públicas e informa as medidas que estão sendo tomadas para penalizar os infratores:

“Marília conta com ecoponto construído justamente para receber os materiais que possam causar danos ambientais e infelizmente algumas pessoas pensam apenas em si, descartando clandestinamente em áreas públicas, contaminando essas regiões. Limpamos a avenida Yusaburo Sasazaki na quarta-feira, dia 17, e no final do dia, já tínhamos materiais descartados no local. Estamos desenvolvendo projetos nesta área, descontaminando o solo, e preparando para realizar melhorias na arborização local, visando à recuperação ambiental desta importante região da nossa cidade, que abrange a nascente do Ribeirão dos Índios, mas com estes atos de vandalismo, torna-se impossível dar sequência nestas ações. Estamos realizando levantamentos de imagens das câmeras de vigilância das empresas próximas e serviços públicos na região, visando identificar aqueles que estão vandalizando esta área. Além das multas a serem aplicadas na esfera municipal, encaminharemos ofícios à Polícia Militar Ambiental por se tratar de degradação em área de nascentes e à Promotoria Pública para ajuizamento de ações que façam estas pessoas responderem judicialmente pelos crimes ambientais. Certamente serão multas pesadas e compensações ambientais onerosas aos infratores, mas não encontramos outro caminho, a não ser a punição pelos atos criminosos. Há tempos estamos apresentando projetos de melhorias ambientais em toda cidade, com boa aceitação da população, mas estes que ainda insistem em viver alheios ao bom convívio social, sem a devida educação necessária para respeitar os demais cidadãos, responderão por suas atitudes prejudiciais ao meio ambiente e a toda sociedade mariliense”, afirmou o secretário.

A avenida Yusaburo Sasazaki sofreu danos ambientais durante pelo menos 15 anos e desde 2017 a administração pública luta para reverter esse quadro negativo em nosso meio ambiente, buscando dar melhor qualidade de vida às pessoas que residem próximas a esta região. A colaboração da população é essencial para estas melhorias, tanto realizando os descartes corretos junto ao Ecoponto ou em Cooperativas de Catadores de Recicláveis, como denunciando atos de vandalismo pelos telefones 3408-6700 – Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, ou 0800-7766111 – Ouvidoria Geral do Município.

Agência Estado

Recent Posts

Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes

DRS de Marília reúne 3.766 médicos para atender uma população estimada em 1,1 milhão (Foto:…

16 horas ago

Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025

O Estado de São Paulo registrou o segundo caso de sarampo este ano. Segundo a Secretaria…

16 horas ago

Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades

Tradicional programa Super Férias do Sesi Marília está de volta (Foto: Divulgação) O tradicional programa…

16 horas ago

Baixa pontuação faz Marília perder certificação ambiental estadual

Marília ficou mal posicionada em ranking ambiental paulista (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O resultado do Ranking…

16 horas ago

Danilo da Saúde pede que USF Aeroporto seja incluída no programa de reformas

Presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde, protocolou e teve aprovado por unanimidade o…

16 horas ago

Vinicius sanciona lei para pagar adicional a agentes de saúde e endemias

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou a lei que autoriza o pagamento de…

16 horas ago

This website uses cookies.