Ação aconteceu no sábado (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Marília realizou no último sábado (5), das 7h30 às 13h30, o terceiro Bloqueio Controle de Criadouros (BCC), com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
A ação de bloqueio aconteceu nos bairros Novo Horizonte, Planalto e Parque dos Ipês, com participação de 53 servidores, sendo 33 agentes comunitários de saúde, oito agentes de combate a endemias, quatro agentes de zoonoses, cinco supervisores de saúde e o supervisor municipal de zoonoses, além de dois motoristas.
O bloqueio ocorreu em 84 quadras, sendo 21 quadras no bairro Novo Horizonte e 63 quadras nos bairros Planalto e Parque dos Ipês.
Os agentes visitaram 1.467 residências que permitiram a entrada. Outras 1.167 estavam fechadas. Houve ainda 58 recusas. Com isso, chegou-se a uma média de 32,6 casas trabalhadas por agente.
Os profissionais visitaram as casas, adentraram os quintais, fazendo o trabalho de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A ação incluiu também trabalho educativo, busca de sintomáticos e de situações de risco.
“Avaliamos positivamente a ação do último sábado, pois foram trabalhadas áreas críticas para combate ao vetor. Tivemos o melhor desempenho profissional/dia e encontramos o maior número de amostras”, disse o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
1.167 estavam fechados (Foto: Divulgação)
COMO EVITAR
Para evitar a dengue, deve-se manter um cuidado durante todo o ano, pois qualquer tipo de água parada pode ser o ambiente perfeito para proliferação do mosquito.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como:
Ação visou combate ao mosquito transmissor da dengue (Foto: Divulgação)
SINTOMAS
Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.
O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?
Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência. O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento.
DENÚNCIA
Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue, denuncie através da Ouvidoria da Prefeitura de Marília pelos telefones: 0800-7766-111 e WhatsApp (14) 99799-6361 [clique aqui para iniciar uma conversa]. O e-mail é ouvidoria@marilia.sp.gov.br; e o site https://www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.