Marília

Prefeitura promete mais uma vez subsídio na tarifa do transporte coletivo

Tarifa será reajustada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

Em nota distribuída à imprensa, a Prefeitura de Marília comunicou que a administração municipal avançou nos estudos de impacto financeiro e viabilidade constitucional para a elaboração de um Projeto de Lei, que visa implementar subsídio para o custeio da tarifa de ônibus. A partir desta quinta-feira (1), a passagem do transporte público de Marília será reajustada de R$ 4,50 para R$ 5,75.
 
A medida segue os exemplos de municípios maiores, incluindo São Paulo e Ribeirão Preto. Segundo a Prefeitura, assim que a análise for concluída, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação. Apesar da promessa, nenhum prazo foi estipulado até o momento.
 
O diretor presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), Valdeci Fogaça de Oliveira, tentou tranquilizar a população, que não recebeu bem a notícia do reajuste. “A Emdurb trabalha para que o município subsidie parte do custo deste reajuste na tarifa e ,assim, tranquilize os usuários do transporte público”, disse.

No dia 23 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Marília – por meio da Emdurb – anunciou o decreto de reajuste, baseado em uma decisão do Sistema Auxiliar de Fiscalização (SAF) do transporte coletivo urbano de Marília. O SAF aconselhou o reajuste do serviço, uma vez que o município não vinha cumprindo com o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. A última correção de valor tinha ocorrido em maio de 2021.

No dia 13 de abril, a pedido de uma ação popular ajuizada pelo deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), uma liminar expedida pela Justiça de Marília suspendeu o decreto de reajuste. O documento alegava que o aumento seria “desproporcional à realidade econômica da população”.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), no entanto, publicou acórdão na última segunda-feira (29) e decidiu que a ação popular impetrada por Vinicius e seu pai, o ex-prefeito Abelardo Camarinha (Podemos), deve ser extinta sem resolução de mérito. Com isto, a tarifa do transporte coletivo será reajustada.

O relator da decisão, o desembargador Renato Delbianco, deu provimento ao agravo de instrumento (recurso) movido pela empresa de transporte coletivo Grande Marília. Para Delbianco, ação popular é um instrumento de defesa dos interesses da coletividade, e não de defesa de direitos individuais próprios, como de consumidores. Em outras palavras, o deputado teria, na visão do magistrado, optado por uma abordagem inadequada, o que acabou resultando no cancelamento da ação proposta.

Marília Notícia

Recent Posts

Aeroclube nega que perícia impeça obras no aeroporto de Marília

Hangar utilizado pelo Aeroclube está incluso no plano de expansão do terminal de passageiros da…

11 minutos ago

Ministério da Saúde destaca atuação de vereador de Marília em evento na Capital

Danilo da Saúde com formandos no curso oferecido pelo Ministério da Saúde e autoridades presentes…

50 minutos ago

Emdurb nomeia primeira mulher para chefiar o Departamento de Trânsito

João Ricardo e Priscila são os novos nomeados (Foto: Divulgação) A Empresa Municipal de Mobilidade…

60 minutos ago

Ações parlamentares buscam ampliar efetivo e estrutura da segurança em Marília

Deputados Dani Alonso e Capitão Augusto solicitaram mais policiamento militar para Marília (Foto: Divulgação) A…

1 hora ago

Município anuncia reforma do Banco de Leite Humano de Marília

Anúncio contou com autorização da reforma e revitalização (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília autorizou,…

1 hora ago

Acusado de matar menor aguarda julgamento em processo por tráfico

Leandro teve drogas e dinheiro apreendido em apartamento (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O Tribunal de…

3 horas ago

This website uses cookies.