Marília

Prefeitura publica decreto e prevê volta às aulas presenciais em março

A Prefeitura de Marília publicou, no Diário Oficial do Município, a regulamentação para a retomada do ensino presencial na cidade. Há diferenças entre as programações das redes municipal e estadual de Educação.

Os servidores municipais da rede devem se apresentar, nos locais de trabalho, no dia 3 de fevereiro – encerramento de férias.

Eles deverão trabalhar no acolhimento às famílias, avaliações e reforço escolar, entre outras atividades pedagógicas, com limite de 20% da capacidade das escolas.

A previsão é que em março o município já retome aulas presenciais, adotando protocolos sanitários e oferecendo aos pais a opção de enviar ou não as crianças. Mas essa previsão não consta no decreto. Em entrevista ao Marília Notícia, o secretário municipal da Educação disse que a programação pode mudar, de acordo com a evolução da pandemia.

Rede Estadual

Já na rede estadual, que previa obrigatoriedade de pelo menos 1/3 de frequência nas aulas presenciais, já a partir de fevereiro, houve um recuo na última sexta-feira (22), conforme mostrou o Marília Notícia.

Para as regiões que estiverem nas fases vermelha a laranja, a presença dos alunos em sala de aula não será obrigatória. A medida foi motivada pelo avanço da pandemia.

O mínimo de 1/3 de presença só será exigido nas regiões que estiverem nas fases amarela e verde. Vale lembrar que a regra, estabelecida pelo Conselho Estadual de Educação, nunca se aplicou aos alunos da rede municipal de ensino.

O ano letivo na rede estadual começa em 8 de fevereiro. A primeira semana de atividades será voltada ao “acolhimento dos alunos, à prática dos protocolos no ambiente escolar e ao aprendizado do uso das ferramentas tecnológicas”, segundo a Secretaria de Estado da Educação.

Ensino superior

Decreto estadual estabelece que as aulas e demais atividades presenciais, no ensino superior, poderão ser retomadas gradualmente, mas também há dependência da classificação de fases no Plano São Paulo.

Na fase amarela é permitida presença de até 35% do número de alunos matriculados. Na verde, a limitação é de até 70%.

As aulas e atividades presenciais dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina são admitidas em qualquer fase do Plano São Paulo, com até 100% do número de alunos matriculados.

Para a Educação Profissional Técnica, em nível médio, na área da saúde, a retomada das atividades presenciais poderá ocorrer já no dia 1º de fevereiro, conforme o decreto municipal.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Justiça marca nova audiência sobre retirada de camelôs da ferrovia

Retirada de camelôs de ferrovia deve acontecer até 1º de janeiro de 2026, segundo última…

18 minutos ago

HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília

Novo acelerador linear do HC e o ministro Márcio França, na manhã desta quinta-feira (Foto:…

2 horas ago

Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados

Um dos destinos é a paradisíaca Natal (Foto: Divulgação) A Azul Viagens Marília anunciou a…

2 horas ago

RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília

RIC Ambiental diz ter havido 'pacificação de conflito' com Prefeitura com assinatura de TAC (Foto:…

2 horas ago

Câmara dos Deputados rejeita por maioria a cassação de Carla Zambelli

Carla Zambelli foi condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (Foto: Lula Marques/Agência Brasil) A…

2 horas ago

Após ventania, região metropolitana tem 1,5 milhão de clientes sem energia

A região metropolitana de São Paulo amanheceu nesta quinta-feira (11) com 1,5 milhão de clientes…

2 horas ago

This website uses cookies.