Marília

Executivo promete enviar reabertura de estrada para Câmara

Círculo azul marca acesso para estrada rural fechada; círculo vermelho indica praça de pedágio; moradores ilhados ficam à esquerda do mapa (Foto: Reprodução)

O secretário municipal de Administração, Ricardo Mustafá, afirmou nesta quinta-feira (30) em reunião com moradores dos bairros rurais de Marília “ilhados” pelo pedágio da SP-333 que a revogação do fechamento da estrada rural MAR-114 será enviado à Câmara ainda hoje.

A decisão teria sido tomada depois de fracassarem os esforços para dar isenção na tarifa do pedágio para os marilienses que ficarem isolados pela praça de pedágio. A estrada serve como desvio da cobrança e foi fechada com autorização dos vereadores.

A reabertura também precisará do apoio dos parlamentares e nas justificativas para o fechamento na estrada de terra, o Executivo argumentou que haverá impacto no trânsito da via com veículos tentando escapar do pedágio. O fechamento seria uma questão de segurança.

A polêmica motivou três semanas seguidas de manifestações em sessões da Câmara de Marília entre o começo do mês o último dia 21.

A promessa de revogação da lei que interditou a estrada municipal, caso a isenção aos ilhados não fosse concedida, foi dada em meados do mês passado em uma reunião com os afetados, vereadores e o próprios secretário de Administração.

A questão afeta principalmente moradores da Fazenda do Estado, Vila Bela, Granja Shintaku, Centro Mesquista e outros bairros rurais próximos.

A reportagem do MN questionou a assessoria de imprensa do município diversas vezes e até o próprio prefeito Daniel Alonso (PSDB), mas não houve retorno sobre o tema.

Nos últimos dias, o líder do governo na Câmara Marcos Rezende também havia reafirmado o compromisso do governo com a reabertura da estrada caso não houvesse “alternativa”.

Por outro lado, recentemente parte dos parlamentares vinham tentando convencer os marilienses ilhados pelo pedágio de que a reabertura da estrada municipal é inviável com o argumento de que a reabertura poderia colocar a população em risco de atropelamento.

“Ilhados” fizeram protesto nas últimas semanas na Câmara (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

5 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

5 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

5 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

5 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

6 horas ago

This website uses cookies.