Marília

Prefeitura não seguirá novas regras de Doria até segunda

Governador de São Paulo anuncia restrição a venda de bebidas alcoólicas a partir das 20h (Foto: Assessoria de Imprensa/SP)

A regra anunciada nesta sexta-feira (11) pelo governador João Doria (PSDB), que limita venda de bebida alcoólica e horário dos bares e restaurantes, não vale em Marília para este final de semana. A informação é da Prefeitura, que agendou reunião do comitê local para avaliar a medida.

A restrição foi anunciada no início da tarde em São Paulo, junto com uma série de mudanças propostas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no Estado. Para o comércio geral, haverá ampliação de horário.

Porém, conforme comunicado oficial da Prefeitura de Marília, somente na segunda-feira (14) o comitê local vai se posicionar sobre qualquer mudança. Em seguida, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) irá divulgar a decisão.

“Nesse final de semana permanece tudo como estava”, resumiu o comunicado do poder público local.

Sinal de alerta

Conforme informou o Marília Notícia, durante a semana a Secretaria Municipal da Saúde fez alerta às aglomerações e a elevação da taxa de ocupação de hospitais.

Porém, não houve mudança nas regras por decisão local. Os bares da cidade estão autorizados (pela Prefeitura) a funcionar até meia-noite, com tolerância da fiscalização para as portas estarem baixadas até 1h.

Agora, de acordo com as novas medidas publicadas por Doria, a partir de meia-noite desta sexta, os estabelecimentos do Estado de São Paulo terão que fechar às 22h e não poderão mais vender bebidas alcoólicas a partir das 20h.

Já o comércio em geral e shoppings terão a possibilidade de abrir 12 horas diárias, com fechamento às 22h, como forma de evitar aglomerações.

As medidas foram apresentadas pelo Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, e especialistas do Centro de Contingência do coronavírus durante entrevista coletiva.

Comércio

Em comunicado em seu site, a Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) se antecipou. A entidade comunicou a “liberação” para os comerciantes que desejarem ficar com portas abertas, já nesta sexta, até às 22h.

No entanto a medida não tem amparo na legislação municipal ou regra discutida pelo comitê local de controle da pandemia.

Pelo calendário da entidade – aprovado em acordo com a Prefeitura e Câmara no início do mês – neste sábado (12) as lojas ficam abertas das 9h às 17h.

Bares e restaurantes

Enquanto o comércio comemora mais tempo de atividade, com ampliação de horário para evitar aglomeração, o setor mais impactado pelas novas medidas deve ser o de bares e restaurantes.

A proibição de funcionamento – pela regra estadual – a partir das 22h e o veto à bebida alcoólica depois das 20h deve afetar a rotina de clientes e empresas. Desde o final de julho o setor vivia uma flexibilização gradual.

A reportagem procurou o Sindicato dos Restaurantes, Bares, Hotéis e Similares (Sinhores), mas não localizou os dirigentes. O espaço segue aberto à manifestação.

O segmento tem representatividade no Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia, que se reúne na segunda-feira para discutir as novas regras decretadas no Estado.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

12 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

12 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

13 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

13 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

13 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

13 horas ago

This website uses cookies.