As secretarias municipais de Limpeza Pública e Serviços, Meio Ambiente e Obras Públicas continuam intensamente com os serviços para manter a cidade limpa, linda e próspera para o bem-estar e melhor qualidade de vida dos marilienses.
A limpeza de terrenos vazios para evitar proliferação de doenças, em especial a dengue, tem sido diária e mesmo após os serviços, muitos deles solicitados pelos moradores, a Prefeitura de Marília tem colocado faixas orientando para que todos ajudem a manter a cidade limpa. As faixas informam que é “Proibido Jogar Lixo. Seja um cidadão consciente e mantenha a cidade limpa”. Mas mesmo assim, os flagrantes de desrespeito são frequentes.
Enquanto as equipes técnicas da Prefeitura trabalham de forma integrada na limpeza de terrenos, praças, poda de mato, tapa-buracos, asfalto novo em ruas e avenidas e segurança no trânsito, muitos cidadãos continuam descartando lixo de forma irregular, sem pensar no próximo.
O flagrante desta manhã de segunda-feira (10) aconteceu na zona sul da cidade. Mesmo com quatro faixas próximas e instaladas estrategicamente para atrair a atenção dos moradores no grande terreno localizado no cruzamento na avenida Tomé de Souza, com a rua Domingos Jorge Velho, Teotônio Vilela, um cidadão desinformado jogava lixo no terreno descaradamente.
“Não só este, mas vários outros esperam a limpeza realizada pela Prefeitura e voltam a descartar entulhos, restos de lixo e até animais mortos no terreno”, disse um morador que junto com outros denunciam o descaso dos vizinhos para a equipe da Prefeitura.
“Tudo que não presta, ao invés de descartarem nos Ecopontos ou solicitarem caçambas, preferem jogar nos terrenos. Uma vergonha e, quando falamos, eles xingam e até agridem. São descarados mesmos”, relatou um mecânico que trabalha em frente a um dos terrenos que as equipes Prefeitura acabaram de limpar.
ECOPONTOS
Abertos das 8h às 17h, a Prefeitura mantém três Ecopontos em funcionamento. Localizados nas zonas sul, norte e oeste, os três Ecopontos criados pelo prefeito Daniel Alonso (PL) recebem diariamente descartes de restos de construção civil, podas de árvores e jardinagens, madeiras, materiais recicláveis.
De acordo com o chefe do Executivo, o objetivo é manter a cidade limpa e atender as reivindicações dos moradores que residem próximos dos terrenos vazios.
“As faixas informativas ajudam a conscientizar a população e contribuem para identificar onde os moradores têm desrespeitado. Temos atendido às expectativas e mantemos as ações do programa ‘Marília em Ação’ para oferecer bem-estar à população e evitar a proliferação de doenças na cidade. Por isso, criamos os Ecopontos para funcionar todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos e para que a população possa descartar os lixos de forma correta”, salientou o prefeito.
ENTULHOS E INSERVÍVEIS
O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes, lembrou que depositar lixos, entulhos e inservíveis em locais inapropriados ou terrenos é crime ambiental – passível de multas.
“Depositar lixo e entulho irregularmente é passível de multa. Pedimos para a população nos auxiliar e denunciar, o valor da multa atualmente é de R$ 820. Jogar lixo irregularmente é crime ambiental, previsto na Lei Complementar nº 13/92. Denúncias podem ser feitas à Prefeitura de Marília, através dos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6094 (ramal 6094)”, salientou o secretário.
Saiba mais acessando o site: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.