+ Notícias

Prefeitura lança plano de enfrentamento às arboviroses

Solenidade é voltada a representantes da saúde, lideranças da sociedade civil e profissionais do setor hospitalar (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília apresenta nesta sexta-feira (26), às 9h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses. O documento define ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A solenidade é voltada a representantes da saúde, lideranças da sociedade civil, profissionais do setor hospitalar e da imprensa.

Segundo a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Suellen Crepaldi, o plano foi construído de forma conjunta. “Este plano foi construído de forma conjunta, envolvendo diferentes setores estratégicos – como a Vigilância em Saúde, a Atenção Primária, Assistência Especializada, entre outros. Ele tem como objetivo organizar e unificar as ações dos serviços de saúde do município, garantindo que todos os profissionais saibam como agir e encaminhar corretamente, assegurando um cuidado ágil e de qualidade para a população”, afirmou.

Plano foi construído de forma conjunta (Foto: Divulgação)

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o plano contempla os eixos de vigilância epidemiológica e entomológica, prevenção, controle vetorial, assistência à população, comunicação social e mobilização comunitária.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou o papel da comunidade. “A nossa proposta é reduzir, de maneira contínua e sustentável, a incidência e os impactos decorrentes das doenças transmitidas pelo Aedes, por meio de estratégias planejadas e coordenadas, que envolvam não apenas os serviços de saúde, mas também a participação ativa da comunidade como elemento essencial para o êxito das ações”, disse.

Entre as medidas previstas estão monitoramento de dados epidemiológicos, capacitação de profissionais, campanhas de divulgação e ações de combate ao mosquito. O plano também prevê a atuação de um comitê de enfrentamento e a implementação de um plano de contingência, caso necessário.

Na quinta-feira (25), a Secretaria promoveu apresentações internas para gestores e agentes de saúde. À tarde, o documento também foi discutido com responsáveis pelas unidades de saúde. Ainda nesta sexta-feira, no período da tarde, será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde (Comus).

Arte: Divulgação
Marília Notícia

Recent Posts

Prefeitura intensifica combate à dengue e faz quase 20 mil visitas em Marília

Saúde intensificou o combate à dengue em Marília (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília intensificou…

4 horas ago

Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste

A primeira ação de vacinação antirrábica de 2026 será realizada neste sábado (31), na Unidade…

4 horas ago

Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade

Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…

4 horas ago

Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Proposta foi apresentada em reunião no Paço Municipal (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília iniciou…

4 horas ago

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

14 horas ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

18 horas ago

This website uses cookies.