+ Notícias

Prefeitura lança plano de enfrentamento às arboviroses

Solenidade é voltada a representantes da saúde, lideranças da sociedade civil e profissionais do setor hospitalar (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília apresenta nesta sexta-feira (26), às 9h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses. O documento define ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A solenidade é voltada a representantes da saúde, lideranças da sociedade civil, profissionais do setor hospitalar e da imprensa.

Segundo a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Suellen Crepaldi, o plano foi construído de forma conjunta. “Este plano foi construído de forma conjunta, envolvendo diferentes setores estratégicos – como a Vigilância em Saúde, a Atenção Primária, Assistência Especializada, entre outros. Ele tem como objetivo organizar e unificar as ações dos serviços de saúde do município, garantindo que todos os profissionais saibam como agir e encaminhar corretamente, assegurando um cuidado ágil e de qualidade para a população”, afirmou.

Plano foi construído de forma conjunta (Foto: Divulgação)

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o plano contempla os eixos de vigilância epidemiológica e entomológica, prevenção, controle vetorial, assistência à população, comunicação social e mobilização comunitária.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou o papel da comunidade. “A nossa proposta é reduzir, de maneira contínua e sustentável, a incidência e os impactos decorrentes das doenças transmitidas pelo Aedes, por meio de estratégias planejadas e coordenadas, que envolvam não apenas os serviços de saúde, mas também a participação ativa da comunidade como elemento essencial para o êxito das ações”, disse.

Entre as medidas previstas estão monitoramento de dados epidemiológicos, capacitação de profissionais, campanhas de divulgação e ações de combate ao mosquito. O plano também prevê a atuação de um comitê de enfrentamento e a implementação de um plano de contingência, caso necessário.

Na quinta-feira (25), a Secretaria promoveu apresentações internas para gestores e agentes de saúde. À tarde, o documento também foi discutido com responsáveis pelas unidades de saúde. Ainda nesta sexta-feira, no período da tarde, será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde (Comus).

Arte: Divulgação
Marília Notícia

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 minutos ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 minutos ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 minutos ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 minutos ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

6 minutos ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

6 minutos ago

This website uses cookies.