Objetivo é esclarecer à população sobre os graves danos causados pelas queimadas provocadas em áreas verdes, lotes vagos e quintais das residências. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Marília, através da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, intensificou nesta semana campanha educativa sobre os danos à saúde e consequências ambientais negativas causadas pelas queimadas urbanas que normalmente acontece em período de seca.
Muito além de queimar apenas o mato, as queimadas causam danos a toda população da cidade, agravando doenças respiratórias e eliminando parte da fauna e da flora que mantém o equilíbrio ambiental em nossa cidade.
Segundo o Secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, as pessoas que causam queimadas, por menor que estas sejam, como apenas em folhas varridas em suas calçadas ou quintais, muitas vezes não sabem que isto é crime ambiental.” Essa campanha tem por objetivo esclarecer à população sobre os males causados à saúde e ao meio ambiente quando se criam focos de incêndios em terrenos vagos ou mesmo em folhas amontoadas durante a varrição das calçadas”.
O Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, esclarece que toda a população é prejudicada, mesmo pelo menor foco de incêndio. Lembrando que a fumaça das queimadas agrava as doenças respiratórias nas pessoas que possuem doenças crônicas, como asma, por exemplo, e prejudica principalmente as crianças e os idosos. Outro ponto negativo é o desequilíbrio causado ao ecossistema envolvido. O que para muitos é apenas mato, neste espaço, a natureza abriga vidas, como insetos, tocas, ninhos, e plantas variadas, que compõem a biodiversidade local. “Quando as queimadas são provocadas, toda essa biota perde seu equilíbrio, causando danos irreparáveis à cadeia alimentar e a salvaguarda das espécies da fauna e da flora que ali interagiam.”
Por determinação do prefeito Daniel Alonso, a Prefeitura de Marília, através da Assessoria de Imprensa, tem divulgado regularmente, no site da prefeitura de Marília, orientações sobre o tema, promovendo a educação ambiental entre a população, e agora intensifica a campanha fixando cartazes nas repartições públicas, e, ainda, oferece cópias aos comerciantes que desejarem participar desta campanha, para também fixarem em seus estabelecimentos, visando orientar à população sobre os cuidados com o meio ambiente e com a saúde local.
Denúncias, reclamações e sugestões podem ser realizadas através da ouvidoria municipal, pelo telefone (14) 99799-6361, ou pelo site www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.
Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…
O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…
A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…
Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…
Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…
Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…
This website uses cookies.