ONG Matra criticou: Submissão inadmissível da Câmara Municipal
Contra os votos dos vereadores Cícero do Ceasa (PT), Mário Coraíni Júnior (PDT) e Wilson Damasceno (PSDB), a Câmara aprovou em sessão extraordinária Projeto de Lei de iniciativa da Prefeitura de Marília alterando o Código Tributário do Município em seus artigos 177-A, 189-A e 355-M.
Com a mudança, os descontos para o pagamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Serviço de Bombeiros passarão a ser definidos pelo Executivo e não mais pela Câmara por meio de Lei, como acontecia até este ano.
De acordo com a exposição de motivos do projeto, “dessa forma, os descontos serão definidos de acordo com a realidade econômico-financeira do Município e do país em cada exercício”. Ou seja, a cada ano poderão ser concedidos valores diferentes, dependendo da vontade do Prefeito. A expectativa é de que jamais o índice de desconto alcance 20%.
Em 2014, o valor desconto para pagamento à vista – até 15 de fevereiro – foi de 20%; para pagamento até 15 de março o abatimento foi de 15%; e para pagamento parcelado o desconto foi de 5% até o dia 15 de cada mês.
Com o valor regulamentado por meio de decreto, provavelmente os descontos serão menores, dificultando o pagamento à vista e elevando o valor da parcela. Com essa medida, a Prefeitura busca aumentar a arrecadação. Se fosse para manter os mesmos percentuais, não haveria necessidade de alterar o sistema, transferindo para quem tem a “chave do cofre” – Prefeito – a fixação do desconto.
A ONG Marília Transparente (Matra) criticou duramente a decisão: “Para a Matra, a Câmara não poderia ter agido com subserviência, pois abdicou de seu direito/dever de regulamentar o abatimento do imposto e da taxa e transferiu diretamente às mãos do Prefeito. Por submissão inadmissível aos interesses da Prefeitura, os vereadores concederam ao Chefe do Executivo o poder de decidir sozinho quanto irá conceder de desconto. Dessa maneira, perdeu-se a oportunidade de levar o assunto à discussão.”, disse em nota.
Com informações da Matra
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.