Marília

Prefeitura envia educadores físicos de Marília para treinamento

Programa é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília foi representada durante o “VI Treinamento de Interlocutores Municipais do Programa Agita São Paulo”, promovido em Águas de São Pedro, entre os dias 29 e 31 de julho. O encontro capacitou profissionais e discutiu novas abordagens para promoção de atividades físicas à população.

Três educadores físicos do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (Nasf) e uma Agente Comunitária de Saúde participaram do encontro. São profissionais que atuam ativamente nas unidades e que reúnem moradores, semanalmente, para exercícios.

O grupo assistiu palestras sobre hipertensão, osteoartrite, obesidade em crianças e adultos, entre outros temas. Teve ainda aulas práticas de dança nas modalidades circular, sênior e salão; aulas de flexibilidade, alongamento e equilíbrio com abordagem específica para o idoso; instruções de ginástica de força muscular e hidroginástica.

No total, o treinamento envolveu mais de 480 profissionais de 270 cidades do Estado de São Paulo. Marília esteve presente com Aline Cardoso de Almeida, Mara Débora Marques, Mayara Martins Pazinato e Wagner Henrique Alves.

A palestra de abertura foi proferida pelo conceituado pesquisador Victor Keihan Rodrigues Matsudo, livre-docente em Medicina e especialista em Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e em Medicina Esportiva pela Universidade de São Paulo (USP).

No total, o treinamento envolveu mais de 480 profissionais de 270 cidades (Foto: Divulgação)

Sobre o Agita

O Programa Agita São Paulo é uma iniciativa governamental criada há 22 anos, viabilizada por meio do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

Os esforços para “agitar a população” como estratégia de saúde partiram do cenário verificado na década de 90, após estudos apontarem alto índice de inatividade física na população, particularmente entre grupos de menor renda e grau de instrução.

Atualmente, o “sistema Agita” já conta com ações em diferentes focos, como o Agita Galera, Agita Idoso, Agita Mundo e os desdobramentos locais, como por exemplo, o Agita Marília, que já começou a ser planejado pelos interlocutores para 2020.

O programa tem trabalhado o tema “Atividade Física é saúde: Acumule pelo menos 30 minutos todos os dias”, visando romper o sedentarismo. A estratégia é lembrar que “todo passo conta” e acabar com o pretexto mais comum, ou seja, a falta de tempo.

Brunno Alexandre

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

48 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.