Marília

Daem livra cachoeira da contaminação por esgoto no Maracá

Rede que liga elevatória à estação de tratamento, entregue pela construtora que fez residencial, não suportava volume e esgoto já atingia queda d’água. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília e o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), após cinco dias de trabalho e cerca de 400 metros de rede com intervenção, concluíram obras para acabar com contaminação de cachoeira por esgoto e dar mais segurança ao sistema, que foi feito pela empresa que construiu o residencial.

O serviço atende à demanda de moradores, que constataram a presença de esgoto na queda d’água, uma ameaça ao meio ambiente. O reparo foi iniciado de forma imediata. Foram cinco dias de trabalho, que só terminou na manhã desta sexta-feira, dia 20.

(Foto: Divulgação)

O supervisor de rede de esgoto do Daem, Claudinei dos Santos de Brito, explica que o problema estava entre uma estação elevatória e a estação de tratamento do Maracá.

Ao invés de seguir – impulsionada pela bomba – até a segunda estação, de onde sairia tratada e seria devolvida limpa a um córrego, parte da água contaminada vazava e atingia a cachoeira.

“Essa rede tem muitas curvas e teve alguns pontos com sujeira, além de bolsões de ar. Foi preciso abrir em vários pontos, fazer limpeza (terra e outros dejetos que não deveriam ser lançados no esgoto) para que pudéssemos resolver o problema”, disse o supervisor.

(Foto: Divulgação)

Ele conta ainda que foi necessário, praticamente, refazer a rede em alguns trechos, devido ao excesso de curvas, “redesenhando” o sistema projetado pela construtora, que apesar da construção recente, não se responsabilizou pelo reparo.

“Não vemos problemas no dimensionamento da bomba. O problema é que o sistema não estava dando conta por causa dessas curvas e obstruções, não estava aguentando elevar o esgoto até a fase (estação) seguinte”, ponderou Claudinei.

O presidente do Daem, Marcelo Macedo, explica que após a fase de testes e início das operações efetivas da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na Bacia do Pombo, o esgoto produzido no Maracá e adjacências não será mais tratado no local.

(Foto: Divulgação)

Ao invés disso, será entregue na rede coletora do sistema de afastamento até a grande estação da bacia, onde passará por tratamento e será liberada sem contaminações ao meio ambiente. “Tudo isso estará funcionando muito em breve, dando mais segurança a todo o sistema da bacia do Pombo”, finalizou o presidente.

BACIA DO POMBO

O grande sistema que vai atender o Maracá receberá 209 litros por segundo e atenderá uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte. A obra está concluída e encontra-se em fase de testes.

Outro sistema gigantesco em fase final é a Bacia do Barbosa, que atenderá 85 mil pessoas do Centro e Zona Sul, com 231 litros por segundo de esgoto. Somadas, resultarão em quase 70% do esgoto do município com tratamento. Com a ETE Palmital, a ser construída, a cidade atingirá a totalidade de saneamento do esgoto domiciliar.

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

2 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

11 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

11 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.