Marília

Prefeitura descarta liberar uso de máscaras antes do Estado

A Prefeitura de Marília afastou a possibilidade de adotar medida diferente da decisão que será anunciada pelo governador João Doria (PSDB), nesta quarta-feira (9), sobre o uso de máscaras em espaços abertos e fechados.

Conforme nota emitida pela Prefeitura, após questionamento do Marília Notícia, o município “aguardará pronunciamento do governador e seguir as recomendações e normativas do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid”.

Com base na melhora de alguns dos indicadores da pandemia, como queda nas internações e diminuição das taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), a Vigilância Sanitária do Município de São Paulo recomendou ao governo paulista a liberação do uso obrigatório de máscaras em locais abertos.

Estudo foi enviado ao comitê estadual e se juntará a outros documentos que serão analisados a fim de decidir sobre o tema.

“Neste momento, o cenário epidemiológico é de queda importante do número de doentes pela Covid-19 nas últimas semanas e os indicadores assistenciais apresentam as menores taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermarias desde 2020” afirma o documento da prefeitura paulistana.

Após elevação no mês de janeiro e início de fevereiro, Marília também vê queda na ocupação da estrutura hospitalar.

Boletim recente divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde indicou ocupação de 52,73% dos leitos de UTI e 47,46% nas enfermarias do Sistema Único de Saúde. A cidade tem 55 leitos intensivos e 59 comuns, em três hospitais.

Na rede privada – que foi a primeira a lotar quando ocorreu o pico da variante ômicron – as taxas são ainda mais favoráveis, com 30% e 23% de ocupação, respectivamente UTIs e enfermarias, em duas instituições instaladas no município.

RECOMENDAÇÃO

Doria recebeu aconselhamento dos técnicos a fazer a desobrigação do uso de máscaras ao ar livre, seguindo com as medidas não farmacológicas de precaução, como higiene das mãos e uso de máscaras em locais fechados.

Outra orientação é a intensificação da vacinação de dose de reforço na população adulta e maior busca ativa em relação as crianças. Como a cobertura ainda não atingiu níveis satisfatórios para o público infantil, a recomendação é que as máscaras sejam mantidas nas escolas.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

13 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

13 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

13 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

13 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

21 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.