A Prefeitura de Marília realiza na próxima quarta-feira (6) uma ação para o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no distrito de Lácio. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ocorrerá no barracão da Cooperativa Sul Brasil, localizado na rua Joaquim Palácio, 78, das 8h15 às 15h45.
O objetivo da ação é oferecer aos produtores rurais uma alternativa segura e ambientalmente correta para o descarte desse tipo de resíduo, que exige cuidados específicos por conter material contaminante. A entrega das embalagens é acompanhada da emissão de um recibo, documento obrigatório para comprovação da devolução conforme a legislação vigente.
A coleta será realizada em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPev) e conta com apoio da Cooperativa Sul Brasil, presidida por Sílvio Harada, além da participação de vendedores de defensivos agrícolas da região.
Para que sejam aceitas, as embalagens devem estar lavadas (tríplice lavagem), sem tampas, separadas por tipo e tamanho, contadas e organizadas. Embalagens do tipo “saquinho” devem ser acondicionadas em sacos apropriados.
Segundo a secretaria, Marília não dispõe atualmente de um ponto fixo para devolução desse material. O local mais próximo está no município de Garça, o que dificulta o acesso dos produtores rurais locais. A ação tem como finalidade reduzir esse transtorno.
A Prefeitura também informou que doou um terreno à Associação das Distribuidoras de Agrotóxicos de Marília (Adama), que já iniciou as tratativas para a construção de um barracão definitivo no município para esse fim.
“Essa coleta emergencial atende a uma necessidade real dos nossos produtores rurais e demonstra o nosso compromisso com a responsabilidade ambiental no campo. A futura instalação do ponto fixo tornará esse processo mais acessível e contínuo para todos”, afirmou o secretário Leonardo Mascarin.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3408-2130, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…
Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…
Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…
Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…
Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…
Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…
This website uses cookies.