Marília e região

Prefeitura de Marília recolhe embalagens de agrotóxicos em Lácio

Objetivo da ação é oferecer aos produtores rurais uma alternativa segura e ambientalmente correta para o descarte (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília realiza na próxima quarta-feira (6) uma ação para o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no distrito de Lácio. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ocorrerá no barracão da Cooperativa Sul Brasil, localizado na rua Joaquim Palácio, 78, das 8h15 às 15h45.

O objetivo da ação é oferecer aos produtores rurais uma alternativa segura e ambientalmente correta para o descarte desse tipo de resíduo, que exige cuidados específicos por conter material contaminante. A entrega das embalagens é acompanhada da emissão de um recibo, documento obrigatório para comprovação da devolução conforme a legislação vigente.

A coleta será realizada em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPev) e conta com apoio da Cooperativa Sul Brasil, presidida por Sílvio Harada, além da participação de vendedores de defensivos agrícolas da região.

Embalagens devem estar lavadas, sem tampas e separadas por tipo e tamanho (Foto: Divulgação)

Para que sejam aceitas, as embalagens devem estar lavadas (tríplice lavagem), sem tampas, separadas por tipo e tamanho, contadas e organizadas. Embalagens do tipo “saquinho” devem ser acondicionadas em sacos apropriados.

Segundo a secretaria, Marília não dispõe atualmente de um ponto fixo para devolução desse material. O local mais próximo está no município de Garça, o que dificulta o acesso dos produtores rurais locais. A ação tem como finalidade reduzir esse transtorno.

A Prefeitura também informou que doou um terreno à Associação das Distribuidoras de Agrotóxicos de Marília (Adama), que já iniciou as tratativas para a construção de um barracão definitivo no município para esse fim.

“Essa coleta emergencial atende a uma necessidade real dos nossos produtores rurais e demonstra o nosso compromisso com a responsabilidade ambiental no campo. A futura instalação do ponto fixo tornará esse processo mais acessível e contínuo para todos”, afirmou o secretário Leonardo Mascarin.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3408-2130, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Alcyr Netto

Recent Posts

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

55 minutos ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

5 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

5 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

5 horas ago

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…

6 horas ago

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

8 horas ago

This website uses cookies.