A Prefeitura de Marília participou nesta terça-feira (10), em São Paulo, do lançamento do Selo Parceiro da Socioeducação, iniciativa da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa). A solenidade ocorreu no Museu Catavento e contou com a presença do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Arthur Lima, e da presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto.
Segundo a Fundação Casa, o selo tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a pessoas físicas, organizações da sociedade civil, empresas, órgãos públicos e municípios que contribuam para o fortalecimento da política socioeducativa no Estado de São Paulo. A entidade informou que a iniciativa parte do entendimento de que a socioeducação é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada.
De acordo com a Fundação Casa, o reconhecimento será concedido a iniciativas que contribuam para a socioeducação de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, fortaleçam políticas públicas integradas, gerem impacto social comprovado e promovam cidadania, inclusão social, educação, trabalho, cultura, esporte, saúde e redução das desigualdades.
A Fundação Casa informou que o selo está dividido em três categorias: Governança, destinada a órgão público ou município do Estado de São Paulo; Cooperação, voltada a organização da sociedade civil; e Cidadania, direcionada a pessoa física ou jurídica.
Representando os prefeitos paulistas, o prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, relatou sua trajetória pessoal e a atuação na área social.
“Eu perdi um irmão em 2006, vítima de um latrocínio. Eu teria todas as razões de ser um revoltado com qualquer tipo de criminalidade. E eu fui pesquisando muito sobre o comportamento humano, sobre as atuações, a possibilidade das pessoas se recuperarem, e eu transformei toda essa dor que eu tive ao longo da minha vida em motor para poder ajudar as pessoas. Para que, ainda que elas estivessem erradas, elas pudessem se recuperar. E eu vi essa possibilidade fazendo isso nas escolas do município onde estou como prefeito. De poder fazer com que aquela criança e aquela juventude com dez anos de idade, doze, em hipótese alguma siga pelo caminho torto da vida”, afirmou.
A presidente da Fundação Casa agradeceu ao prefeito pela atuação em Marília. “Vinicius Camarinha, você foi para nós uma referência de atuação municipal, a gente pode perceber que a Prefeitura de Marília acolhe os adolescentes que estão lá em cumprimento nas nossas unidades, e essa mudança de olhar do gestor público é o que impacta e o que transforma. Em seu nome e da sua esposa Tássia, eu quero demais agradecer esse empenho”, declarou Claudia Carletto.
Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Arthur Lima, homenageou o prefeito. “Aqui eu faço uma singela homenagem, mas muito importante, ao prefeito Camarinha, que vem transformando a cidade de Marília e que é o prefeito que busca desenvolver o aspecto social da cidade. Prefeitos assim transformam, modificam e deixam um legado”, afirmou.
A Fundação Casa é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e tem como missão aplicar medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A instituição atende jovens de 12 a 21 anos incompletos em todo o Estado, com medidas de internação e semiliberdade, conforme determinação do Poder Judiciário.
Integrantes do Projeto Teatro da Cidade, em Marília (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal da Cultura…
Anúncio contou com autorização da reforma e revitalização (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília autorizou,…
João Ricardo e Priscila são os novos nomeados (Foto: Divulgação) A Empresa Municipal de Mobilidade…
Danilo da Saúde com formandos no curso oferecido pelo Ministério da Saúde e autoridades presentes…
Dra. Fernanda Simines Nascimento é médica psiquiatra (Foto: Divulgação) Ainda persiste a ideia de que…
MAC fez bom jogo diante do Rio Preto em São José do Rio Preto (Foto:…
This website uses cookies.