Categories: Marília

‘Dança dos comissionados’ continua com novas nomeações

A edição da última terça (08) do Diário Oficial do Município trouxe a publicação de várias nomeações de pessoas bem conhecidas da Administração para ocupar cargos comissionados, ou seja, de livre nomeação. Com a exoneração, “a pedido”, de Carlos Umberto Garrossino Filho, que é filho do assessor do deputado Abelardo Camarinha, do cargo de Coordenador da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura nomeou para a função Germano Duda de Lima.

Duda é motorista municipal aposentado desde 2012, porém em 2008 ocupava o cargo comissionado de Coordenador de Obras Públicas. Sua exoneração ocorreu em 2012. Em 2000 foi candidato a vereador pelo PSB e em 2004 pelo Prona. Atualmente, era Coordenador da Casa de Passagem de Marília.

O ex-Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Alexandre de Albuquerque Monteiro foi nomeado para o cargo em comissão de Assessor Técnico Especial da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública. Até então, Monteiro ocupava a função comissionada de Coordenador da Frota da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Com a vacância desta função, a Prefeitura nomeou Sérgio Ricardo Lopes Pinto, conhecido como Keko.

No início de 2014, Keko havia sido nomeado para o cargo em comissão de Coordenador de Rendas junto ao Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília). Sua exoneração ocorreu em julho de 2014 devido a um processo iniciado pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo por meio de representação da MATRA pedindo a declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal que organiza e estrutura o sistema administrativo do Daem na parte em que cria cargos coordenadorias. Em 2012, Keko havia sido candidato ao cargo de vereador pelo PR.

Já na edição de ontem (09) do Diário Oficial consta a nomeação de Cristiane de Lourdes Endo para o cargo em comissão de Coordenadora de Meio Ambiente. Anteriormente, a função era ocupada por Ana Emanuelle de Souza Andrade, que havia sido nomeada no dia 22 de dezembro do ano passado.

Extinção de cargos comissionados

Em breve o prefeito Vinicius Camarinha deve ficar impedida de nomear novos cargos em comissão. Isso porque o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, propôs à Justiça uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para declarar ilegal a Lei Complementar nº 11/1991, que criou diversos cargos comissionados no âmbito da Prefeitura de Marília. Se julgada procedente a ação, os ocupantes desses cargos deverão ser exonerados, tal como aconteceu na Câmara e no Daem.

Fonte: Matra

Marília Notícia

Recent Posts

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília

Técnica reduz riscos e tempo de internação, segundo médicos (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente Unimar…

11 horas ago

Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia

Projeto do Fundo Social oferece capacitação gratuita em áreas como costura e serviços (Foto: Divulgação)…

11 horas ago

Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos

Limpeza da rede de drenagem é ampliada para reduzir riscos de enchentes (Foto: Divulgação) A…

11 horas ago

Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Ferramenta mede efetividade da tecnologia da informação nos municípios (Foto: Divulgação) O município de Tupã…

11 horas ago

SUS bate recorde e realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Ministério da Saúde aponta impacto do programa Agora Tem Especialistas (Foto: Agência Brasil) O Sistema…

12 horas ago

STF decide que caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa

Decisão foi tomada em julgamento virtual do plenário (Foto: Agência Brasil) Por unanimidade, o Supremo…

12 horas ago

This website uses cookies.